Diversão e Arte

Morre, aos 60 anos, Carrie Fisher, a princesa Leia de Star Wars

Ela havia sido internada na última sexta-feira (23) após um ataque do coração em um avião

Ana Carolina Fonseca*
postado em 27/12/2016 16:17

Ela havia sido internada na última sexta-feira (23) após um ataque do coração em um avião

Carrie Fisher, conhecida por interpretar a icônica princesa Leia na saga "Star Wars", faleceu nesta terça-feira (27/12). A atriz de 60 anos foi hospitalizada na última sexta-feira (23/12), após sofrer ataque cardiáco a bordo de um avião de Londres. Fisher morreu às 8h55 de Los Angeles (14h55, horário de Brasília), em um hospital. "O mundo a amou e sentirá profundamente sua falta", afirmou sua filha Billie Lourd, em um comunicado citado pela imprensa. A informação do falecimento foi divulgada pela imprensa norte-americana.

A mãe de Fisher, a atriz Debbie Reynolds, publicou no Facebook uma nota: "Obrigada a todos que abraçaram os dons e talentos da minha amada e incrível filha. Sou grata por seus pensamentos e orações que agora estão guiando ela até sua próxima parada".

Leia mais notícias em Diversão e Arte

No domingo (25/12), Debbie Reynolds, havia afirmado em sua conta no Twitter que a estrela de Star Wars estava em condição "estável".

Carrie Fisher fez sua última aparição nas telas de cinema no sétimo episódio da saga de ficção científica Star Wars. O Despertar da Força estreou em 2015 e foi um sucesso de bilheteria. Fisher já filmou a sequência, que tem estreia prevista para dezembro de 2017.

Em uma entrevista à Rolling Stone americana, publicada no final de novembro, Carrie contou que "está mais feliz hoje do que nunca e que se sente mais confiante, mas que não gosta de ter envelhecido".

Além de atriz, Carrie Fisher também era escritora de livros e roteirista. Ela estava em turnê para divulgação de seu último livro, a autobiografia Princess Diarist (2016).

Repercussão

Mark Hamill, que interpreta Luke Skywalker, irmão de Carrie Fisher na saga Star Wars, afirmou estar sem palavras e devastado pela notícia. Ele publicou uma foto dos dois no Twitter.

Harrison Ford, o Han Solo - par romântico da princesa Leia - de Star Wars, também prestou homenagens a Carrie. Ele afirmou que ela era única e viveu a vida com coragem.

George Lucas, criador de Star Wars, afirmou que Carrie era uma "talentosa atriz, escritora e comediante com uma personalidade colorida que todos amavam".

[VIDEO1]

Outros colegas de elenco também comentaram. Anthony Daniels, ator do robô C-3PO, afirmou estar muito triste; Billy Dee Williams, o Lando Calrissian, disse que Carrie era uma "grande amiga, que eu respeitava e admirava muito".

Em poucos minutos, a morte da atriz se tornou um dos assuntos mais comentados na internet. No Twitter, foi um dos trending topics.

Bryce Dallas Howard, atriz, disse no Twitter: "Não é uma donzela em perigo! RIP Carrie Fisher". Grant Gustin, do seriado Flash, lamentou a morte de Fisher: "Tem sido um ano difícil, pesado. Saber que Carrie Fisher morreu parte o meu coração, assim como os de muitos outros".

O comediante britânico Stephen Fry chamou Fisher de uma das pessoas mais "inteligentes, engraçadas, corajosas, amáveis, espertas e doces" que ele já conheceu.

Trajetória

Carrie Fisher nasceu em 21 de outubro de 1956, em Beverly Hills, filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds. Ela fez sua estreia no filme Shampoo (1975) e chegou à fama com Star Wars - Uma Nova Esperança (1977) como uma das protagonistas da saga, a princesa Leia Organa.

A atriz também teve papeis nos filmes Harry e Sally - feitos um para o outro e Austin Powers. Na televisão, fez aparições em Smallville, 30 rock, Family guy (dublagem), Sex and the City e The big bang theory. Nas últimas duas, interpretou ela mesma.

Em 1987, Fisher publicou o livro semi-autobiográfico Lembranças de Hollywood. Três anos mais tarde, um filme baseado na história foi lançado; Fisher escreveu o roteiro e foi indicada ao prêmio Bafta. Estrelado por Meryl Streep e Dennis Quaid, o longa teve boa recepção dos críticos e do público. Meryl Streep recebeu indicações ao Oscar e Globo de Ouro pela atuação na personagem baseada em Carrie.

Um dos fatos menos conhecidos sobre Fisher é que ela tinha um dom para reescrever roteiros. Além de trabalhar nas próprias histórias, Carrie Fisher também atuava como uma "script doctor" (médica de roteiro), fazendo alterações e melhorando a estrutura, muitas vezes sem receber créditos oficialmente. Um artigo da revista Entertainment Weekly de 1992 cita a estrela como uma das script doctors mais requisitadas. Em 2008, ela afirmou que não fazia este tipo de trabalho há anos, mas que foi uma longa e lucrativa parte da carreira.

Fisher admitiu publicamente seu diagnóstico de distúrbio bipolar e problemas com drogas. Em entrevista, ela revelou ter usado cocaína durante as filmagens de O Império Contra-Ataca (1980), o segundo da trilogia original de Star Wars.

A atriz e escritora foi casada com o cantor Paul Simon de 1983 a 1984; eles já haviam namorado por seis anos. Ela também teve um relacionamento com o agente Bryan Lourd, com quem ela teve a filha Billie em 1992. No autobiografia publicada em 2016, The Princess Diarist, Carrie Fisher revelou ter tido um caso com o colega de elenco Harrison Ford por três meses em 1976, durante as filmagens de Star Wars.

* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação