Diversão e Arte

Repaginada, Globeleza vai além do samba e ganha elogios na internet

Porém, outros usuários criticaram o fim da "tradição" nude no formato da vinheta

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 09/01/2017 17:22
A Rede Globo lançou na noite do último domingo (8/1) a tradicional vinheta da Globeleza, que faz o aquecimento da cobertura de carnaval que a emissora realiza anualmente. Porém, a versão 2017 do material traz novidades que chamaram a atenção do público.
[VIDEO1]
Tradicionalmente vinculada ao samba, a Globeleza 2017 passou a exibir passos de outros ritmos carnavalescos, como maracatu, axé, frevo e bumba-meu- boi. Mas o que mais chamou a atenção dos internautas foi o fato de a atriz Érika Moura, que assumiu a chamada em 2015, aparecer vestida com trajes típicos desses ritmos, quebrando uma tradição que vinha desde 1991, em que Globeleza aparecia nua, somente com pintura corporal.

A novidade foi considerada um avanço por grupos feministas, já que a atuação da personagem era vista pelo movimento como objetificação e hipersexualização do corpo da mulher.

"A nova vinheta da Globo para o Carnaval é um avanço. Mas é importante destacar que a mudança que estamos vendo hoje não teria sido possível sem o acúmulo de forças gerado pelo feminismo", analisa Ana Oliveira, representante do grupo Brasil Feminista.

Ana lembra o artigo ;A mulata Globeleza: um manifesto;, escrito por Stephanie Ribeiro e Djamila Ribeiro, onde as autoras fazem um paralelo histórico entre a campanha e o período de escravidão. "Deu frutos. Elas foram ouvidas, enfim. E a gente segue lutando, inspiradas nessas feministas maravilhosas, porque ainda precisamos arregaçar as mangas até que consigamos jogar na lata de lixo da história a cultura de objetificação da mulhe", completa.

Para a emissora, o novo formato da campanha abrange a cultura do carnaval de todo o país. "A ideia desse filme era juntar todos os estilos de carnaval em 37 segundos, então a gente fez uma edição bem picotada para passar por todos os carnavais e simbolizar a união da festa do Brasil;, resumiu Flávio Mac, diretor de arte do projeto.

O vídeo que a emissora divulgou nas redes sociais também traz a presença de outros dançarinos. Alguns internautas reclamaram do ;fim da tradição; da personagem, e outros elogiaram as mudanças no formato da vinheta. O assunto chegou a ocupar os trending topics do Brasil no Twitter.

Confira a repercussão da vinheta da Globeleza 2017 nas redes sociais:
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
[VIDEO7]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação