Diversão e Arte

Finalmente, obras da Casa de Cultura de Planaltina estão em andamento

Projeto criado para expandir a cultura em Planaltina deve ficar pronto no primeiro semestre

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 18/01/2017 07:01

Depois de décadas de luta e população mobilizada, Planaltina vai ganhar o seu complexo cultural. O espaço será sede para a criação dos artistas da cidade e pretende reunir os moradores em prol da expansão cultural da região. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que a obra da Casa de Cultura de Planaltina está em andamento, com 60% dos serviços realizados.

As obras já estão 60% concluídas: também falta mobiliário

O investimento no complexo é de R$ 3,444 milhões, com previsão de término para março de 2017. O projeto é da Administração Regional de Planaltina e inclui teatro com capacidade para pouco mais de 400 lugares, além de salas multiuso, sala de dança e espaço para exposições de arte.

Demanda antiga

Vanderlei Dias Soares, servidor da área de planejamento e gestão urbana da administração regional de Planaltina, afirma que o complexo cultural é uma demanda antiga. O terreno foi definido para o espaço em 1986, há 30 anos.

;Eu entrei na administração em 1978 e naquela época já havia um movimento da cidade para a construção do complexo. O propósito do projeto é atender as demandas de setores de cultura da cidade, especialmente porque não temos uma estrutura que atenda a espetáculos teatrais e de dança, locais para exposições de arte;, afirma o servidor.

[SAIBAMAIS]

A ideia é que o espaço se transforme em um polo de desenvolvimento cultural, com oficinas de dança, literatura e teatro. ;Ele tem uma importância muito grande para a cidade, pode até atrair grandes apresentações;, destaca Vanderlei. A licitação começou em 2015 e as obras começaram em junho de 2016, no final do primeiro semestre.

A previsão inicial era para entregar no fim de 2016, mas foram necessários ajustes na obra, por falta de detalhamentos no projeto. ;Os equipamentos mobiliários não foram considerados na licitação. A população sempre reivindicou a construção da Casa de Cultura, mas a cidade tinha demandas na estrutura básica que acabavam sendo priorizadas;, conta Vanderlei Dias.

Relação com a cidade

A Administração Regional e a Secretaria de Cultura criaram o grupo de artistas. Um complexo em movimento, que acompanha as obras, participa de reuniões e já ocupa com arte os muros da construção. Enquanto isso, o dançarino e criador da companhia de dança Transições, Lehandro Lira, aguarda pela inauguração do complexo para ter um local apropriado para os ensaios de seu grupo.

Lehandro Lira é criador e integrante da companhia Transições e pretende utilizar o espaço para ensaios

;Ele será o nosso futuro ponto de apoio e de sustentabilidade para desenvolvermos nossos trabalhos artísticos, ensaios e oficinas para a comunidade. Será nosso porto seguro, uma vez que não possuímos uma sede fixa;, afirma o artista.

Lehandro lembra que a luta dos artistas dura mais de duas décadas e que o espaço terá condições de atrair espetáculos e projetos de qualidade para a cidade, motivando os artistas e ampliando a produção local.

O dançarino enfrentou dificuldades com seu grupo em 2015 para conseguir estrear o espetáculo As faces de um povo centenário, já que Planaltina não conta com espaços públicos adequados para ensaios e apresentações.

;Fizemos o espetáculo no Centro Educacional Delta por ainda atender algumas demandas e pelas portas que foram abertas para nós. Atualmente, temos ensaiado no Studio de dança Cláudio Cristian, em Planaltina e no Centro de dança Alex Gomes, na Asa Norte. Por muitas vezes, ensaiamos na praça do Museu em Planaltina, e foi nessa praça que a companhia Transições nasceu e até hoje ocupa aquele lugar, enquanto aguarda pelo sonhado complexo cultural;, conta Lehandro.

Praça do Museu, um dos espaços de ensaio pela companhia Transições

As obras continuam e a previsão de entrega é para 2017. Enquanto isso, artistas da cidade e o grupo complexo em movimento prometem não deixar de acompanhar o avanço da esperada Casa de Cultura de Planaltina. A ideia é que o complexo possa dialogar com outras iniciativas culturais, manifestações e projetos tradicionais da cidade.

;O Complexo será nosso porto seguro, pois não temos um espaço fixo. Será nosso ponto de apoio para criar trabalhos e oficinas para a comunidade"
Lehandro Lira, dançarino

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação