Diversão e Arte

Filmes de animação se destacam entre os indicados ao Oscar

Entre os principais títulos estão: Moana %u2014 Um mar de aventuras, Zootopia e Kubo e as cordas mágicas

postado em 25/02/2017 07:30

Zootopia levou o Globo de Ouro e venceu seis categorias do Annie Awards

As animações têm sempre um espaço reservado na lista de indicações ao Oscar. A Academia premia anualmente a melhor animação desde 2001 e costuma reunir títulos de diferentes países. Este ano as nomeações estão divididas entre Estados Unidos, com Moana ; Um mar de aventuras, Zootopia e Kubo e as cordas mágicas; e França, com Minha vida de abobrinha e A tartaruga vermelha.

A lista de indicados é semelhante à do Globo de Ouro, que tinha Sing ; Quem canta seus males espanta em vez de A tartaruga vermelha. E se tomarmos o prêmio como uma prévia dos resultados do Oscar, Zootopia tem grandes chances de levar o prêmio também.

O longa de Byron Howard é inspirado na história de Robin Hood e conta a história da raposa Nick Wilde e da coelha Judy Hopps, que são vítimas de uma conspiração e precisam, juntas, descobrir o que está acontecendo na cidade de Zootopia. O filme de Howard foi o grande vencedor do Annie Awards 2017, considerado o Oscar da animação, conquistando seis prêmios, entre eles o de melhor filme animado.

[SAIBAMAIS]

A Disney também está representada com o longa Moana ; Um mar de aventuras. Lançado no fim de 2016, o filme de Ron Clements e John Musker apareceu como uma ruptura de estereótipos das clássicas princesas dos estúdios. Indicada ao Globo de Ouro em duas categorias, a animação não levou nenhum prêmio, mas ganhou como melhores efeitos especiais e melhor dublagem no Annie Awards.

Stop-motion

Quem também está no páreo é o longa independente Kubo e as cordas mágicas. O stop-motion de Travis Knight mostra a aventura vivida por um menino que precisa derrotar o maligno avô. O filme foi premiado como melhor animação de personagens, design de produção e edição, no Annie.

Outro stop-motion que aparece entre os indicados é o franco-suíço Minha vida de abobrinha. Com direção de Claude Barras, ele traz a história delicada de um menino que precisa se acostumar com a vida em um orfanato. Escolha da Suíça para tentar a indicação a melhor filme estrangeiro, o filme concorre apenas como melhor animação.

A tartatuga vermelha fecha a lista dos indicados na categoria. Com direção de Micha;l Dudok de Wit e prêmio de melhor longa de animação independente no Annie, o longa tem uma proposta diferente e n ão mostra diálogos. A animação de origens japonesas, francesas e belgas narra a história de um homem que está perdido em uma ilha deserta e sempre que tenta ir embora, uma tartaruga aparece para impedir.

O desenho aparece não só como melhor animação, mas também em outras duas categorias. Assim como no Globo de Ouro, Moana concorre com How far I;ll go, de Lin-Manuel Miranda, e Trolls, com Can;t stop the feeling, de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster. Já Kubo e as cordas mágicas aparece entre os nomeados a melhores efeitos visuais.

O Brasil passou por lá

Na última edição do Oscar, o brasileiro O menino e o mundo foi um dos indicados ao prêmio de melhor animação. Ao lado de Anomalisa, Shaun, o carneiro e As memórias de Marnie, o filme de Alê Abreu perdeu o prêmio para Divertida mente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação