Diversão e Arte

Gaitista Gabriel Grossi grava DVD com Hermeto Pascoal e Mauricio Einhorn

Projeto comemora duas décadas de carreira de Gabriel Grossi

Alexandre de Paula
postado em 12/04/2017 06:00

Gaitista brasiliense Gabriel Grossi.

;Em movimento;, assim o gaitista Gabriel Grossi define os 20 anos de carreira na música e a constante busca por tocar e compor cada vez melhor. Para comemorar a marca, Gabriel se apresenta hoje e amanhã, na Funarte, em show que se tornará um DVD, chamado justamente Em movimento.

;Graças a Deus, venho numa curva de ascensão, produzindo bastante, com discos novos, com muito shows. Estou muito feliz com o dia a dia, me sinto sempre melhor em todos os sentidos;, garante Gabriel.


Para comemorar com ele, Gabriel recebe dois dos maiores ídolos na música, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal (amanhã) e o gaitista Mauricio Einhorn (hoje).

;Os dois são os principais pilares da minha vida musical;, comenta Gabriel. ;O Hermeto participou do meu primeiro disco, me incentivou muito sempre, ele foi uma espécie de padrinho que me fez não ter medo de tocar. E o Mauricio foi meu professor e, depois, nos tornamos família, muito do meu desenvolvimento no instrumento devo à convivência com ele;, lembra.

O show, de fato, é uma grande homenagem, explica Gabriel, aos mestres, à família e aos amigos. ;São composições minhas em homenagem a vários ídolos, como Milton Nascimento, Baden Powell, Toots Thielemans, Raul de Souza, pessoas que me ajudaram a construir meu DNA musical. Eu vou tocar músicas em homenagens a eles;, conta Gabriel.

[VIDEO1]

Antes de o título ser Em movimento, inclusive, Gabriel chegou a cogitar chamar o DVD de Gratidão. ;Porque esse projeto é um um agradecimento a tudo que me ajudou a me formar musicalmente e emocionalmente, mas no fim a gratidão já estava no próprio show e em todas as músicas;, explica.

Apesar de hoje morar no Rio de Janeiro, Gabriel acredita que não haveria outro lugar para gravar o DVD, mas Brasília. ;É a minha terra, faz todo o sentido, não teria outro lugar que me representasse mais. O projeto é um resumo da minha história até hoje, não tem lugar melhor do que Brasília, onde me criei tocando e aprendendo o que sei;, sustenta.

Além dos shows, o DVD mostrará bastidores, encontros informais, conversas. ;Eu quero retratar um pouco dessa informalidade do dia a dia. Eu tenho hábito de fazer muitos saraus, por exemplo. E esses momentos da gente tocando, conversando, são coisas que geralmente ficam mais em off. Eu quero mostrar um pouquinho disso, dessa intimidade;, adianta.

Especialmente para o show, o gaitista formou um quinteto. Além dele, o grupo conta com Eduardo Farias (piano), André Vasconcellos (baixo), Rafael Barata (bateria) e Sérgio Coelho (trombone). ;Cada um no seu instrumento, todos são referências nacionais e me ajudaram muito nesse projeto;, elogia.

Duas perguntas / Gabriel Grossi

Você se tornou referência na gaita. O que representa isso na sua trajetória? É um peso?

Eu nem penso nisso, eu busco me aprimorar, evoluir sempre e fico feliz com esse reconhecimento. Eu sempre penso muito mais na música do que propriamente no instrumento, mas a gaita é muito especial, mais rara de se ver. Então, eu fico muito feliz com esse reconhecimento e com, de alguma maneira, botar esse instrumento para ser mais ouvido.

Como é o repertório do DVD?

As músicas foram compostas especialmente para esse projeto? Sim. Todas as músicas do show são essas composições que fiz em homenagem aos meus ídolos.

Programe-se!

Gabriel Grossi

Gravação do DVD Em movimento

Teatro Plínio Marcos (Funarte). Hoje e amanhã. Início do show e da gravação às 20h e abertura do teatro às 19h30. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação