Diversão e Arte

Artistas pedem ao Radiohead para cancelar show em Israel

Os ícones da banda inglesa têm agendado para 19 de julho um show em Tel Aviv, no encerramento de uma turnê que inclui os conceituados festivais de Coachella e Glastonbury

Agência France-Presse
postado em 24/04/2017 19:48
Os ícones da banda inglesa têm agendado para 19 de julho um show em Tel Aviv, no encerramento de uma turnê que inclui os conceituados festivais de Coachella e Glastonbury
Dezenas de artistas, entre eles Roger Waters, pediram nesta segunda-feira ao Radiohead para cancelar um show em Israel, alegando que o grupo de rock alternativo, conhecido por sua militância de esquerda, deveria se unir aos apelos dos ativistas palestinos ao boicote contra o Estado hebreu.
Os ícones da banda inglesa têm agendado para 19 de julho um show em Tel Aviv, no encerramento de uma turnê que inclui os conceituados festivais de Coachella e Glastonbury.

O Radiohead tem aderido a causas, como os dos direitos dos tibetanos e a luta contra as mudanças climáticas e em prol da Anistia Internacional.

"Visto que o Radiohead faz campanha pela liberdade dos tibetanos, nos perguntamos porque rejeitariam um pedido para defender outras pessoas sob ocupação estrangeira", diz a carta com o pedido endereçado à banda.

"Pedindo-lhes que não se apresentem em Israel, os palestinos apelaram a vocês para dar um pequeno passo ajudando a pressionar Israel para que ponha fim à sua violação dos direitos básicos e do direito internacional", prossegue a missiva.

"Se algo significa fazer frente à política de divisão, discriminação e ódio, é estar contra ela em todas as partes e isto tem que incluir o que acontece com os palestinos todos os dias", disse.

Waters, ex-vocalista do Pink Floyd, manifestou abertamente sua postura perante Israel há muito tempo.

Outros signatários foram os escritores Alice Walker e Hari Kunzru, assim como Thurston Moore, membro de uma das bandas pioneiras do rock alternativo americano Sonic Youth, e Nick Seymour, do grupo australiano Crowded House.

O bispo licenciado e ganhador do prêmio Nobel da Paz, o ativista antiapartheid Desmond Tutu, também assinou a carta.

A convocação ao boicote cultural contra Israel teve um sucesso relativo.

Stevie Wonder, Carlos Santana e Lauryn Hill cancelaram shows em Israel, mas muitos músicos e grupos importantes como Paul McCartney, Rolling Stones, Elton John e Bon Jovi se apresentaram ali nos últimos anos.

Os defensores de Israel denunciam a campanha de boicote como hipócrita, dizendo que o país é uma democracia, enquanto alguns músicos conhecidos estão dispostos a tocar em países com ditadura.

Radiohead não se apresenta em Israel desde o ano 2000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação