Diversão e Arte

Causa da morte de Belchior foi o rompimento de parede da artéria aorta

O corpo de Belchior será transportado para a cidade de Venâncio Aires, onde será embalsamado, para seguir viagem para o Ceará

Agência Estado
postado em 30/04/2017 22:23
O corpo de Belchior será transportado para a cidade de Venâncio Aires, onde será embalsamado, para seguir viagem para o Ceará

A causa da morte de Belchior foi o rompimento de uma das paredes da artéria aorta. Quem determinou foi o médico legista Mário Both, do Instituto Médico Legal da cidade gaúcha de Cachoeira do Sul.

[SAIBAMAIS]A informação está sendo confirmada pelo delegado de polícia Luciano Menezes, de Santa Cruz do Sul, onde o compositor morava. O termo técnico utilizadono laudo é dissecção da aorta. O corpo de Belchior será transportado para a cidade de Venâncio Aires, onde será embalsamado, para seguir viagem para o Ceará - o que deve ocorrer nesta madrugada.

Biografia

Nascido em 26 de outubro de 1946, Belchior era natural do Ceará e por muitos anos ficou conhecido somente por lá. Em 1971 seus sucessos estouraram nacionalmente, após participar do IV Festival Universitário da MPB. Desde sempre, deixou claro que não fazia parte do "bloco dos contentes", expressão usada para se referir a pessoas que se deixavam abraçar pelo sistema. O país vivia sob a égide da ditadura militar e nos primeiros versos da letra ele cantava: ;No centro da sala, diante da mesa/ No fundo do prato, comida e tristeza/ A gente se olha/ Se toca e se cala...;.
De Sobral, interior do Ceará, iniciou sua carreira ao se mudar para a capital, Fortaleza. Lá, teve contato com Fagner, Ednardo, Amelinha, Roger Rogério, Cirino, Teti e Amelinha. Assim, criaram um grupo batizado de Pessoal do Ceará.
No Bar do Anísio, reduto de artistas na praia do Mucuripe (homônimo de uma canção dele em parceria com Fagner), mantinha contato com outros músicos que frequentemente se juntavam para compor e "fazer um som".
Fagner, morando em Brasília, venceu 1; Festival do Ceub em 1971, com a canção Mucuripe. À época, em entrevistas ao Correio, Fagner fez questão de afirmar que a música era uma parceria dele com Belchior. O certo é que Mucuripe contribuiu decisivamente para os dois se popularizarem nacionalmente.
Mas foi com a canção consagrada na voz de Elis Regina, Como nossos pais, que Belchior alcançou um patamar ainda mais alto na MPB. Ao todo, ele parte dessa vida deixando 18 álbuns para os fãs se lembrarem de sua obra para sempre. Desses, 12 são LPs e apenas seis CDs. O mais recente chama-se Sempre, gravado em 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação