Diversão e Arte

Jazz contemporâneo faz parte de apresentação de hoje do Helbock Trio

Trio toca hoje no Clube do Choro como parte da programação da Semana da Europa

Nahima Maciel
postado em 22/05/2017 12:17

David Helbock utiliza todas as partes do piano para fazer um jazz experimental

A formação clássica foi fundamental para o austríaco David Helbock manipular todas as partes do piano e tirar, do conjunto de sons, o jazz contemporâneo e ritmado que apresenta nesta segunda (22/05) no Clube do Choro como parte da programação da 13; Semana da Europa. Há um pouco de tudo na música do trio -- Helbock toca com Raphael Preuschl (ukelele, baixo) e Herbert Pirker (bateria) --, incluindo referências de música erudita, mas também de história e de cultura pop.

;Estudei música clássica e, claro, ela ainda me inspira, mas também me inspiram outras músicas do mundo, especialmente a brasileira;, avisa Helbock. ;Compositores contemporâneos como Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal são influências importantes para mim. E no que diz respeito à música clássica, nós, às vezes, fazemos arranjos de certas composições para o trio.; No último disco, o músico incluiu uma versão da Sinfonia n; 7, de Beethoven, para o trio de jazz e, no álbum anterior, foi a vez de uma suíte de Sch;nberg ganhar versão jazzística.

Na apresentação de hoje, o trio vai incluir, principalmente, composições do último álbum, Into the mystic, uma viagem inspirada em elementos de histórias e mitologias provenientes do mundo inteiro. São todas composições do próprio Helbock com as origens mais variadas possíveis. Há, pelo menos, duas releituras do tema de Star Wars com arranjos para piano que incluem tocar as cordas dentro do instrumento, e o segundo movimento a Sinfonia n; 7, de Beethoven. Composições de inspiração mais espiritual -- como Spiritual monk, Eros e Mother earth -- também estão no repertório. ;Tocamos nossa versão pessoal do jazz moderno, incluindo elementos de jazz experimental, tradicional, groove, música clássica e muitas outras influências;, avisa Helbock, responsável por todas as composições do trio e pelas estripulias com o piano.


DAVID HELBOCK TRIO

Com David Helbock (piano), Raphael Preuschl (ukulele baixo), Herbert Priker (bateria). Hoje, às 21h no Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural, bloco G - Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação