Diversão e Arte

Pianista Diogo Monzo faz show no Clube do Choro com Leny Andrade

O artista lança novo trabalho com participação da diva do Jazz

Irlam Rocha Lima
postado em 30/05/2017 07:05

Diogo Monzo e Leny Andrade: homenagem a Luiz Eça e à Bossa Nova

Pianista e compositor com carreira internacional, Diogo Monzo foi selecionado em 2015 entre os Top 5 no Made in New York Jazz Competition, pelo CD Meu samba parece com quê?. Carioca, radicado há quatro anos em Brasília ;onde fez mestrado em música na UnB ; , ele lança hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, seu terceiro álbum. Nesse trabalho, presta tributo ao instrumentista Luiz Eça, criador do mítico Tamba Trio.

No show, que tem como convidada especial Leny Andrade, uma das maiores intérpretes da MPB, Diogo mostra todo o repertório do disco, no qual incluiu temas compostos por Eça, em diferentes fases da trajetória dele. Diogo será acompanhado pelo contrabaixista Bruno Rejan e pelo baterista Di Steffano, produtor do disco com Fernanda Quinderé, viúva de Eça.

O músico diz que o Luiz Eça por Diogo Monzo, lançamento do selo Fina Flor, foi gravado no estúdio Monteverde, de André Mehmari, em São Paulo, entre julho e agosto de 2016. ;Quis prestar essa homenagem a um dos maiores pianistas da história da MPB, ícone da Bossa Nova, quando ele completaria 80 anos;, ressalta.

Diogo revela que sempre teve admiração pela obra de Luiz Eça, morto em 1992, que no começo dos anos 1960, ao lado do flautista Bebeto Castilho e do baterista Hélcio Milito, integrava o lendário Tamba Trio, no Bottle;s Bar, no Beco das Garrafas ; um dos redutos da bossa nova, em Copacabana (Rio de Janeiro).

Com o grupo, Eça acompanhou, entre outros, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Maysa, Elis Regina, Nara Leão, Sylvia Telles e Flora Purim ; todos ligados à bossa. Sozinho, no palco e em estúdio, esteve ao lado de Chico Buarque, Milton Nascimento, Ivan Lins e Nana Caymmi; e acompanhou Leny Andrade.

;Fiz chegar às mãos de Fernanda Quinderé o meu disco de estreia. Ela gostou bastante e quis me conhecer. Do nosso encontro surgiu a ideia de gravar o CD com o qual reverencio Luiz Eça. Ela também me auxiliou na escolha das músicas do repertório;, conta Diogo. Entre as 10 faixas do disco estão Mestre Bimba, Quase um adeus, The Dolphin e Imagem, que tem a participação de Leila Pinheiro;, acrescenta.

Alegria de viver e Weekend são as músicas do disco que Leny, remanescente dos pockets shows do Beco das Garrafas, vai interpretar. ;Quando o Diogo me convidou para tomar parte do show, aceitei de imediato, até porque sabia tratar-se de um jovem pianista, que tem muita admiração por Luiz Eça. Conheci bem Luizinho, um músico excepcional que deu inestimável contribuição à nossa música e com quem fiz muitos shows;, lembra a cantora. ;Além de duas músicas dele, faço As rosas não falam (Cartola), Estamos aí (Maurício Einhorn e Durval Ferreira), Ilusão à tôa (Johny Alf) e Influência do jazz (Carlos Lyra);.


;Quando o Diogo Monzo me convidou para o show, aceitei de imediato, até porque sabia tratar-se de um jovem pianista, que tem muita admiração por Luiz Eça. Conheci bem Luizinho, um músico excepcional;
Leny Andrade, cantora


Diogo Monzo convida Leny Andrade
Show de lançamento do CD Luiz Eça por Diogo Monzo, hoje, às 21h, pelo projeto 40 Anos do Clube do Choro. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumenal, ao lado do Centro de Convenções Ulyses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação