Diversão e Arte

Valérian, HQ com estética que inspirou Star Wars, chega ao Brasil

George Lucas teria se inspirado nas imagens da HQ francesa

Alexandre de Paula
postado em 31/05/2017 07:30
Valérian, de 1967, que influenciou Star Wars, ganha lançamento no Brasil  em agosto
Cinquenta anos atrás, quando começou a ser publicada na França, a HQ Valérian, do escritor Pierre Christin e do artista Jean-Claude Mézi;res, chamou a atenção por romper uma série de padrões e produzir conteúdo inovador na ficção científica. O quadrinho influenciou boa parte das produções que vieram depois no gênero (até clássicos como Star wars). Agora chega ao Brasil em publicação da editora Sesi-SP, que vai lançar os sete volumes da série. Além disso, a história chegará às telas do cinema em uma superprodução do diretor Luc Besson.

George Lucas nunca admitiu, mas a saga Star wars, lançada dez anos depois de Valérian (em 1977), bebeu diretamente da fonte do quadrinho francês. As naves espaciais, o universo utilizado, o vilão que usa máscaras para cobrir queimaduras, todos esses elementos estavam presentes em Valérian antes de Lucas imortalizá-los no cinema (e há ainda outras semelhanças).

Os autores chegaram até a questionar George Lucas, o cineasta, porém, nunca respondeu. Várias outras produções se apropriaram de elementos da HQ, mas Christin e Mézi;res, depois de um tempo, preferiram deixar para lá a falta de reconhecimento da influência e continuaram produzindo as próprias histórias.

Valérian é o nome do protagonista da HQ, classificado na história como um ;agente do espaço-temporal;. Ele é um herói clássico, que viaja no tempo e no espaço, resolvendo problemas e lutando contra vilões. O visual da HQ foi uma das grandes inovações para a época.

Outra inovação, para a época, era a presença de uma forte personagem feminina. Apesar de a HQ levar o nome de Valérian apenas, a personagem Laureline é quase tão protagonista quanto ele. Ela está presente em todas as situações, e é retratada como uma heroína independente.

A importância de Laureline, inclusive, foi reconhecida depois no próprio título da HQ. Cerca de 10 anos atrás, os autores começaram a chamar as histórias de Valérian e Laureline para explicitar a importância dela para a saga e deixar claro que ela não era apenas uma personagem de apoio.

Outra questão inovadora abordada por Valérian, à época do lançamento, era a ecologia. No período, o tema era visto como besteira por muita gente, e associado apenas a movimentos hippies.

Os três primeiros volumes dos sete que compõem a série que será lançada no Brasil pela Sesi-SP devem ser lançados ainda neste ano. A previsão é o que restante chegue às livrarias do país em 2018.

Nos cinemas
O diretor francês Luc Besson foi o escolhido para transportar o universo de Valérian para as telas dos cinemas. Feita em inglês, o longa é uma superprodução, provavelmente uma das mais caras feitas pelo cinema francês.

No elenco, estão Dane DeHaam como Valérian, e Cara Delevingne, como Laureline. Além deles, o filme conta com Rihanna, Ethan Hawke, John Goodman, Clive Owen e Rihanna. O longa estreia em agosto.

Valérian ; Volume 1
Christin e Mézi;res. Sesi-SP editora. 160 páginas. R$ 39,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação