Dia dos namorados: Conheça a história de músicas que embalam casais

O Dia dos Namorados está chegando. Especialmente para a data, o Diversão&Arte montou playlists de vários gêneros, do sertanejo ao rock

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/06/2017 07:30 / atualizado em 09/06/2017 17:49

Kleber Sales/CB/D.A Press

Todo casal tem uma música para chamar de sua. Aquela que marcou o primeiro beijo, ou — por que não? — um momento de reconciliação. Notas e letras se misturam à história de muitos pares, dos primórdios aos tempos modernos. A forma de execução mudou, a essência, não. Se antes os enamorados colocavam vinis para tocar, hoje, a tendência é criar uma playlist em serviço de streaming. Às vésperas do Dia dos Namorados, o Diversão & Arte encurtou o trabalho. Montamos seis seleções musicais, de gêneros diferentes, para nenhum apaixonado colocar defeito. As faixas passeiam do sertanejo universitário ao clássico dos Beatles. Afinal, hoje, amanhã e  todos os outros dias, tudo que precisamos é de amor.


Rock
Eterna capital do rock, o legado de Brasília influencia nas escolhas sonoras de quem habita a capital e aos casais formados aqui. A máxima vale para a designer e influenciadora digital Lucila Pena. Quando está com o marido, Rafael Pena Costa, com quem é casada há mais de seis anos, a música é uma constante. Há sempre uma banda ao fundo, seja a revelação do momento, seja um clássico do gênero rebelde por essência. “Não temos uma música do casal, mas várias. Os dois compartilham do gosto por rock”, conta Lucila, que, ao final, escolheu Baby do grupo Os Mutantes como o tema do casal. Inspirados no ritmo que embala o romance do casal, a playlist do gênero vai do rock clássico dos Beatles, com All you need is love, a John Mayer, com Your body is a wonderland.


Funk

O ritmo carioca não é muito conhecido por ter letras românticas, mas, vez ou outra, os artistas do gênero apostam na pegada apaixonada. Nos anos 2000, a dupla Claudinho e Buchecha e o funkeiro MC Marcinho eram os nomes mais conhecidos da vertente mais sentimental. Até por isso, abrem nossa playlist. Mas a nova geração também tem espaço para o amor. Anitta, MC Gui, MC Guimê e Lexa são exemplos de cantores com canções românticas em seu currículo. Inclusive, a faixa Fato raro, que é uma parceria entre MC Guimê e Lexa, foi a faísca para o início do romance do casal, que está junto há dois anos e se casará em maio de 2018.  No entanto, há quem tenha até funks proibidões como música tema do romance. Esse é o caso do casal Pedro Calazans, estudante de 23 anos, e Nathálie Bjaije, advogada de 24 anos. “Bom, ela já gostava e eu sou fã de funk. É o tipo de música que mais escutamos quando saímos para festas. Certeza que nossa canção é Deu onda, do MC G15, principalmente, por conta da parte do fechamento. Mas na versão light, para ser mais de boa (risos)”, afirma Calazans.


MPB

A MPB é um dos estilos que mais marcaram a história da música brasileira. E, claro, não poderia ficar de fora da trajetória dos apaixonados. A nutricionista Flávia Daniela Alves, 27 anos, e o servidor público Renan Alves Dell’Areti, 31 anos, têm uma lista de canções que representam os 12 anos e meio de relacionamento. Mas é na MPB que têm mais representações. “Tem Pela luz dos olhos teus, de Tom Jobim, e Pra sonhar, de Marcelo Jeneci. Tom Jobim porque essa música é linda. E Jeneci porque a gente realmente larga tudo por amor e porque, ao longo de todos esses anos, fomos mesmo construindo nosso mundo”, explica Flávia citando trecho da canção. “O que era sonho se tornou realidade/ De pouco em pouco a gente foi erguendo o nosso próprio trem,/ nossa Jerusalém,/ nosso mundo, nosso carrossel”, diz a letra.


Pop
Ter o mesmo gosto musical foi uma das coisas que a publicitária Adriane Ribeiro, 23 anos, e o desenvolvedor Daniel Rodrigues, 25, descobriram logo no início do romance. Juntos há cinco anos e casados há um, o casal percebeu que a banda Coldplay fazia parte da playlist oficial dos dois e, até por isso, é uma música do grupo que representa a história deles. “No início do namoro, a gente ficava enviando trechos de músicas do Coldplay um para o outro e Shiver foi a que mais combinou. Ela é até hoje nossa música”, afirma a jovem. Além de Coldplay, nossa playlist tem divas do pop, como Rihanna e Whitney Houston, e ainda o sempre romântico Ed Sheeran.


Sertanejo
Desde que deixou o lado mais caipira, a música sertaneja se agarrou à vertente romântica. E mesmo que tenha passado por mudanças e recebido influências de outros gêneros, o romantismo nunca ficou de fora do estilo musical. A publicitária Janaina Cavalcante Matos e o administrador Guilherme Matos, ambos de 27 anos, são um exemplo de casal que tem o estilo sertanejo como tema. A faixa Chuva de arroz, de Luan Santana, representa parte da história do casal, que teve que enfrentar a distância entre estados antes de voltar a morar na mesma cidade e aí se casarem. “Apesar de estarmos juntos há mais de 6 anos, essa música entrou na nossa vida há 2, em um momento muito especial. Quando começamos a falar sobre casamento, ele me mandou essa música. A letra se encaixou com aquele nosso momento. Ela se tornou tão especial que quando amigos escutam sempre lembram da gente", revela Janaina. E a música, claro, fez parte da cerimônia que oficializou a união em setembro do ano passado.


Samba e pagode
Prestes a se casar, os enfermeiros Mariana Idnês Mendes, 23 anos, e Andrey Hudson de Araujo, 24, têm várias canções que embalam o romance ao longo dos cinco anos e sete meses. Mas foi um pagode que marcou a história do casal. Em uma  viagem querendo fazer uma surpresa ao agora noivo, Mariana encontrou a letra de Ainda bem, do cantor Thiaguinho, e resolveu escrever a letra da canção em formato de carta. “A letra é muito bonita e se encaixa muito bem com o nosso relacionamento, já que foi uma das maiores bençãos termos nos encontrado. Lembro até hoje do sorriso dele no dia da surpresa e acabou que essa música marcou a nossa história”, opina Mariana. Além de Thiaguinho, artistas como Arlindo Cruz e Belo são exemplos de autores de faixas que embalam romances e integram nossa playlist.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.