Diversão e Arte

Disco 'Dos navegantes' resgata sucessos da carreira de Edu Lobo

Mauro Senise e Romero Lubambo se unem a Edu Lobo para fazer um disco impecável, profundo e leve

Irlam Rocha Lima
postado em 13/06/2017 07:30

Edu, Lubambo e Senise: no álbum 'Dos navegantes', uma trajetória de clássicos e de talentos

É com o pianista Gilson Peranzzetta que Mauro Senise mais tem trabalhado nas duas últimas décadas. Mas, há bastante tempo, o saxofonista e flautista carioca vem emprestando seu talento a projetos do cantor e compositor Edu Lobo, nome icônico da geração de ouro da MPB, surgida à época dos festivais, na segunda metade de década de 1960.

Foi Senise quem coordenou a gravação de Dos navegantes, CD recém-lançado pela Biscoito Fino, que tem como foco a obra sofisticada de Edu, artista de muitos parceiros, mas pouco afeito à mídia. Ao lado do homenageado e de Romero Lubambo ; violonista consagrado internacionalmente ;, Senise é um dos responsáveis pelo álbum que foi recebido com elogios pela crítica.

A história de Dos navegantes teve início quando Senise fez o Amor até o fim, só com músicas de Gilberto Gil, com Lubambo como convidado em duas faixas. Logo em seguida os dois gravaram Todo o sentimento, disco no qual há participação de Edu Lobo. "O Romero sempre teve admiração pela música do Edu e propôs desenvolvermos algo maior com ele. Aí a Ana Luísa, minha mulher e produtora, sugeriu que nos juntássemos nesse projeto", conta o saxofonista.

De imediato Edu aderiu à proposta. "Ele havia adorado o feitio simplificado do Todo sentimento e logo enviou uma lista com mais de 30 composições, para que escolhêssemos o repertório. Eu conhecia bem aquele universo, até porque, em 2006, havia gravado Casa forte, com músicas dele, o primeiro álbum de uma série dedicado a compositores da MPB", lembra.

Só pérolas

O conceito de simplicidade prevaleceu em Dos navegantes. "Convidamos Cristovão Bastos (piano), Bruno Aguiar (contrabaixo) e Mingo Araújo (percussão), grandes instrumentistas, companheiros no grupo Cama de Gato, para compartilharem das gravações, que duraram apenas uma semana. Cada um trouxe importante contribuição. Nossa dificuldade maior foi escolher apenas 11 músicas dentre tantas pérolas.

[SAIBAMAIS]No repertório há parcerias de Edu Lobo com Chico Buarque (Valsa brasileira, Na ilha de Lia, no barco de Rosa, Valsa dos clowns e O Circo Místico), Cacaso (Toada e Gingado dobrado), Gianfrancesco Guarnieri (A morte de Zambi), Ronaldo Bastos (Cidade nova), Paulo César Pinheiro (Dos navegantes), José Carlos Capinam (Considerando), e a inédita Noturna, só do compositor.

Romero Lubambo considerou "o melhor dos presentes" gravar o CD no dia do aniversário dele. "A música de Edu me acompanha e me inspira desde muito cedo em minha vida. Mas nunca tínhamos nos encontrado antes. Sonho total realizado! Ao lado do meu grande e supertalentoso amigo Mauro, foi só alegria, carinho e amor que colore cada nota gravada", ressalta o violonista.



Dos navegantes
CD com Edu Lobo, Romero Lubambo Mauro Senise, com 11 faixas. Lançamento da Biscoito Fino. Preço sugerido: R$ 29,90.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação