Diversão e Arte

Sete estreias nos cinemas do DF propõem diversidade nas telonas

Filmes premiados e que investem na exploração de temas ligados a mulheres são os destaques

Ricardo Daehn
postado em 22/06/2017 07:56
Estreantes na condução de longas-metragens, as talentosas Cristiane Oliveira e Leandra Leal assinam, respectivamente, Mulher do pai e Divinas divas, filmes premiados e que examinam a condição de mulheres e artistas no cenário nacional. Confira o extenso cardápio de opções nas telonas:
Filmes premiados e que investem na exploração de temas ligados a mulheres são os destaques
Mulher do pai
Ambientado nas cercanias do Uruguai, mas em território brasileiro, o primeiro longa de Cristiane Oliveira rendeu à cineasta o prêmio de melhor direção no Festival do Rio. Na trama, Ruben (Marat Descartes) tem que superar limitações físicas, enquanto vê a filha Nalu (Maria Galant) trilhando a possibilidade de emancipação, num cenário pouco favorável, no interior gaúcho.
Filmes premiados e que investem na exploração de temas ligados a mulheres são os destaques
Frantz
Candidato ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza do ano passado, Frantz tem direção de François Ozon (8 mulheres e Ricky), que, para o filme, teve como base roteiro criado a partir de peça criada por Maurice Rostand. Ambientada ao fim da Primeira Guerra Mundial, a fita mostra o constante encontro de dois desconhecidos, em frente ao túmulo de um soldado morto. Pouco a pouco, há promessa de maior afinidade entre Anna e Adrien.

Na vertical
Selecionado para o Festival de Cannes de 2016, o filme de Alain Guiraudie (renomado autor do longa Um estranho no lago) trata de uma cisão e de uma reconstrução familiar. Na trama, um cineasta se apaixona por uma pastora de ovelhas. Depois do nascimento de um filho, Marie, inesperadamente, abandona Leo. Ele deverá cuidar da criança e dos avanços na carreira.

Ao cair da noite
Famoso por filmes como Reino animal, o ator Joel Edgerton estrela este suspense pesado, comandado por Trey Edward Shults ; dois anos depois de o diretor ter sido aclamado com o longa Krisha. Na trama de terror generalizado, um pai de família encara situações que o colocam no limite, depois de acolher uma família desesperada por uma suposta perseguição.
Filmes premiados e que investem na exploração de temas ligados a mulheres são os destaques
Meus 15 anos
A antevisão de uma festa sem muitos convidados leva a aniversariante Bia à loucura. Sem muita popularidade na escola, na trama do longa encabeçado por Larissa Manoela e Rafael Infante, Bia contará com a boa vontade e as ações efetivas do pai Edu e do inseparável amigo dela, Bruno.

Nunca me sonharam
Cacau Rhoden conduz este documentário que contempla a situação dos jovens estudantes frequentadores de escolas públicas. Avanços das atividades docentes e inquietações com as perspectivas de futuro são algumas das abordagens prometidas pelo longa-metragem.

Divinas divas
Oito artistas que somam mais de 50 anos de atuação no campo cênico, como símbolos de precursores do travestismo no Brasil, estão alinhados neste documentário que marca a estreia da atriz Leandra Leal como diretora. Destaques, entre outros, para as presenças de Rogéria e Eloína dos Leopardos, constantes artistas que ocuparam o palco do Teatro Rival.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação