Diversão e Arte

Gretchen bomba a internet após participação no clipe Swish Swish

Gretchen rouba a cena ao participar do clipe de Katy Perry e de série da Netflix

Beatriz Queiroz*, Adriana Izel
postado em 04/07/2017 09:01

Gretchen e uma das estrelas do novo clipe de Katy Perry


O rebolado mais famoso do Brasil agora é conhecido mundialmente: Gretchen é a estrela do clipe Swish swish, de Katy Perry, com participação de Nicki Minaj. Aos 58 anos, a carioca mostrou que é ;uma tigresa, não perde o sono e não precisa de opiniões; (citando a própria letra da faixa) no vídeo da música da artista pop. Afinal, escolher a rainha brasileira do bumbum, como Katy a definiu, e um dos melhores memes da internet para o clipe foi uma ;jogada perfeita, bish; da norte-americana.

A internet estava em polvorosa desde o anúncio do clipe e ,quando ele saiu, as coisas só melhoraram. Apenas duas horas após o lançamento do clipe, o vídeo já acumulava quase 500 mil visualizações e a hashtag #SwishSwishGretchen assumiu o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no Brasil.

Comentários como ;Quem é a rainha da internet do Brasil e agora rainha mundial?;, acompanhados de fotos da cantora, se espalharam por todas as timelines. Houve ainda quem dissesse que a participação de Gretchen salvou a carreira de Katy e tornou a música um hit de sucesso.

Antes da divulgação do clipe, a Netflix lançou um vídeo promocional da série Glow com a brasileira, seguindo uma estratégia já adotada pelo serviço de streaming que já usou nomes como Valesca Popozuda e Inês Brasil na divulgação de Orange is the new black. A cantora se apresenta como Maria Odete, Rainha do bumbum e, finalmente, como Gretchen, e mostra o poder de seu rebolado em um teste de elenco.

Gretchen ficou famosa no Brasil no fim dos anos 1970, quando integrou o grupo As Melindrosas, ao lado das irmãs Sula Miranda e Yara e da prima Paula. O primeiro álbum do quarteto, Disco baby, vendeu mais de 4 milhões de cópias em dois anos, o que fez com que Maria Odete, nome de batismo da artista, decidisse seguir carreira solo.

Rainha do bumbum


Dance with me foi a música que lançou Gretchen nessa nova fase, que, em 2018, completa 40 anos. Depois, a cantora divulgou o compacto Outra vez mulher até lançar o álbum My name is Gretchen, ambos de 1979. Mas os grandes sucessos da carreira foram os hits Conga conga conga, que integrou o LP You and me, e Melô do piripipi, de Lonely (1982).

O auge da carreira de Gretchen, que vendeu mais de 15 milhões de discos ao longo de sua trajetória, foi nos anos 1980, quando participou de programas importantes da tevê, como Cassino do Chacrinha, em que ficou durante dois anos como jurada do quadro Calouros. Sua repercussão internacional se deu em 1990 com a febre da lambada, que lhe garantiu o título de Rainha do rebolado ou Rainha do bumbum.

Depois, Gretchen foi perdendo espaço na mídia e voltou a fazer sucesso graças aos memes da internet. A história da cantora com a web surgiu em 2011 quando ela apareceu vestida de garçonete nos Estados Unidos. Mas, tudo não passou de uma ação de marketing. Se nos anos 1990, o nome da brasileira rodou o mundo graças a lambada, agora ela circula pelo planeta por meio de seus muitos memes.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação