Diversão e Arte

Efeito Gretchen: artistas que fizeram graça de si mesmo e se deram bem

Assim como Gretchen, Inês Brasil e Rita Cadillac são exemplos de celebridades que também devem a permanência no mundo da fama à internet

postado em 04/07/2017 13:05

Inês Brasil viralizou após a tentativa de seleção no BBB de 2013

A participação de Gretchen no novo clipe da cantora americana Katy Perry prova que a internet sabe levar brincadeiras a sério. A artista brasileira, que viralizou na rede há alguns anos ao se tornar "a rainha dos memes," ultrapassou as barreiras do Brasil e garantiu uma parceria com a cantora pop internacional no vídeo da faixa Swish swish.

Confira algumas celebridades que, assim como Gretchen, alcançaram o sucesso a partir da viralização da própria imagem.

Inês Brasil

A webcelebridade Inês Brasil, 47 anos, ainda continua entretendo a internet. Inês Tânia Lima da Silva ganhou notoriedade após divulgar um vídeo de inscrição para a edição de 2013 do Big brother Brasil. Apesar de Inês não ter participado do processo seletivo do reality, o vídeo se tornou viral e acabou virando meme nas redes sociais.

Dois anos depois, a cantora lançou Make love, o primeiro álbum de estúdio, que mistura composições próprias e regravações de clássicos da música popular brasileira. A partir daí, viajou o país fazendo shows e ganhando, em média, R$ 12 mil por apresentação.

[VIDEO1]

No ano passado, Inês Brasil apareceu em um vídeo de divulgação da série Orange is the new black, da Netflix, em que a brasileira conversava com a protagonista Piper Chapman. A repercussão nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, deram ainda mais visibilidade à cantora e à própria Netflix.

Rita Cadillac

A ex-chacrete Rita Cadillac também não ficou para trás. A cantora e atriz brasileira de 63 anos teve o auge no programa do Chacrinha, nos anos 1980. Rita dançava na atração de auditório e ganhou reconhecimento na televisão. A partir daí, começou a fazer participações em filmes nacionais como Carandiru, de Hector Babenco, em 2003, e teve uma curta passagem pela indústria pornô.

Em 2010, o cineasta Tony Venturi lançou o documentário sobre a artista intitulado Rita Cadillac: A lady do povo. Rita também participou do reality A fazenda, da Record, e da novela Tapas e beijos, da Globo.

No ano de 2008, a dançarina tentou a candidatura de vereadora do município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, pelo PSB. Nas urnas, Rita não alcançou sucesso e não se elegeu.


Veja: Rita Cadillac e Gretchen em vídeo promocinal de série da Netflix

O retorno de É o Tchan

A volta da banda de axé e pagode baiano aos holofotes tem a ver com a viralização da propaganda do site OLX com a presença do vocalista Cumpadre Washington, em 2014. Assim, o grupo voltou a ter popularidade no entretenimento.

Relembre a propaganda da OLX com Compadre Washington

É o Tchan, que estourou na década de 1990 com canções de sucesso, ficou reconhecido pelas músicas com duplo sentido. Os cantores Cumpadre Washington e Beto Jamaica agitaram os anos 2000 junto aos dançarinos Jacaré, Carla Perez, Sheila Mello, Scheila Carvalho e Débora Brasil. Atualmente, o grupo está ativo nas turnês e continua a fazer apresentações em todo país.


Xuxa e o baixinho que sumiu

A série Stranger things, da Netflix, foi responsável por dar uma atenção extra à Xuxa este ano, já que o comercial foi premiado com o troféu Leão de Bronze, na categoria entretenimento no Festival de Cannes, em maio deste ano. A apresentadora, que foi um dos ícones da programação infantil dos anos 1980 com o Xou da Xuxa, foi tema da ação comercial em uma das cenas da série americana.

No episódio, o comercial protagonizado pela própria apresentadora simulava um de seus programas. Nele, ela lê uma carta com um apelo da personagem Joyce Byers, cujo filho desaparece na série. A propaganda é repleta de referências ao universo da apresentadora, incluindo brincadeiras clássicas como sua "boneca possuída" e as lendárias mensagens satânicas que os discos de Xuxa emitiam quando tocados de trás para frente.

[VIDEO2

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação