Diversão e Arte

Fotobiografia revela aspectos inusitados de Oswaldo Aranha

Oswaldo Aranha foi um dos grandes estadistas brasileiros. Em 1948, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Severino Francisco
postado em 15/07/2017 07:00

Gaúcho pronto para a luta: ele liderou a Revolução de 1930

Para as novas gerações ou para os que não têm intimidade com a história brasileira, Oswaldo Aranha está reduzido a uma célebre receita de filé batizada com seu nome e que figura em quase todos os cardápios. Mas ele foi um dos grandes estadistas brasileiros. Em 1948, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Não ganhou. No entanto, é um personagem crucial da história brasileira e se destacou em três momentos decisivos: a Revolução de 1930, da qual foi um dos líderes; a entrada do Brasil ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, e na divisão da Palestina na ONU, que tornou possível a criação de Israel.

Esse personagem fascinante é revelado em Oswaldo Aranha - uma fotobiografia, de Pedro Lago (Ed. Capivara). O primeiro embaraço a ser contornado foi a relação entre o autor e o fotobiografado. Pedro é neto de Oswaldo Aranha. Ele driblou o desconforto com um recurso engenhoso: a trajetória do avô é inteiramente narrada mais de 500 depoimentos de contemporâneos ou de estudiosos da vida política brasileira, acompanhada de uma rica iconografia de fotos, caricaturas e reproduções de páginas da imprensa: ;Mas eu não deixei os depoimentos soltos;, comenta Pedro Lago: ;A cada duas páginas fiz uma chamada para contextualizar os temas. O mais interessante foi ouvir a voz dos outros e, inclusive, de pessoas que estavam em desacordo com Oswaldo Aranha;.

Nomes tutelares

A geração de homens públicos anterior à de Oswaldo Aranha (Rui Barbosa, Rio Branco, Joaquim Nabuco) foi amplamente homenageada por uma jovem República ainda ávida por nomes tutelares, lembra Pedro Lago. ;Não foi esse, porém, o caso das figuras das gerações seguintes, que não ocuparam a presidência, pois nem mesmo Ulysses Guimarães é lembrado hoje na medida dos seus feitos. Há pouco espaço na historiografia para quem não ocupa a presidência da República;.

Os historiadores reconhecem que, sem a intervenção enérgica de Oswaldo Aranha, a Revolução de 1930 poderia ter tomado rumo diverso: ;Talvez essa revolução não acontecesse se fosse liderada apenas por Getúlio Vargas ou quem sabe não aconteceria da maneira que ocorreu. Pesaram o entusiasmo e a capacidade de articulação política;, comenta Pedro.

Além de personagem relevante da história brasileira, Oswaldo Aranha foi um cidadão do mundo. Destacou-se na condição de embaixador do Brasil nos Estados Unidos e presidiu duas Assembleias Gerais, órgão máximo da ONU. A Palestina estava sob o poder dos ingleses há 30 anos e o território era cobiçado pelos árabes e pelos israelenses, que sonhavam em criar Estados: ;Os árabes recusaram a partilha;, comenta Pedro. ;Se tivessem aceitado teriam criado o Estado Palestino e a situação seria completamente diferente no Oriente Médio;.

A atuação de Oswaldo Aranha lhe valeu a indicação para o Prêmio Nobel da Paz em 1948, que, no entanto, não foi concedido a ninguém naquele ano. Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos ministros militares do Brasil tinha simpatia pelas ditaduras de Hitler, na Alemanha, e de Mussolini, na Itália. Mas, graças à habilidade política e à tenacidade, Oswaldo Aranha conseguiu que o Brasil tomasse partido dos Aliados e lutasse contra os nazistas: ;Ele conseguiu esse alinhamento em um ambiente que não era nada favorável à decisão;.

Oswald Aranha se destacou, ainda, nas funções de ministro da fazenda e de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Nos tempos de solteiro, ele teria sido escolhido pela dançarina norte-americana Isadora Duncan, de passagem pelo Rio de Janeiro, para um fugaz, mas rumoroso encontro com a diva.

A fotobiografia inclui múltiplas dimensões da vida do personagem: do filho de uma família rica até a amizade com os artistas, passando pelas paixões, a liderança nas revoluções, o gosto pela democracia, o compromisso com interesse público e as aventuras amorosas. ;O contraste é imediato neste momento em que estamos conhecendo a pequenez, não direi de toda, mas de boa parte da classe política brasileira;, comenta Pedro Lago. ;Ele pertencia a uma geração de políticos idealistas que pensam no interesse público e na construção do Brasil;.

Depoimentos

;Nada terá lisonjeado mais o líder acadêmico, afoito, ardente, bem posto, que a fortuna de haver apertado em seus braços, numa noite de aventura em Copacabana, uma das mulheres mais fulgurantes da época, Isadora Duncan;.

Moysés Vellinho, 1976

;A personalidade de Oswaldo Aranha era fabulosa.... Fisicamente irresistível, seu tipo popularizou-se rapidamente, identificável de longe em fotografia, desenhos ou caricaturas;.

Hélio Fernandes

;Na sequência da Revolução de 1930, bem me lembro de uma coisa de sua elegância meio blasée, de sua silhueta fina, do chapéu, do cigarro;.

Dinah Silveira de Queiroz

;Pelo menos um dos riograndenses que Getúlio levara para a equipe de trabalho no Catete lhe permaneceria fiel: Oswaldo Aranha. ;Não serei nunca rato de naufrágio, vou até o sacrifício total;.

Lira neto, historiador

;A carreira de Aranha nos Estados Unidos foi espetacular. Ele foi provavelmente o mais popular embaixador latino-americano;.

John Gunther, 1941

;Aranha é mais em muitas coisas... Em primeiro lugar, é um herói, um herói verdadeiro saído da revolução moderna do Brasil. É do conhecimento geral que foi transportado por multidões ao longo das ruas do Rio de Janeiro;.

Orson Welles, 1942

SERVIÇO

Oswaldo Aranha ; Uma fotobiografia

Pedro Lago/Ed. Capivara

411 páginas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação