Doctor who terá sua primeira protagonista mulher após 10 temporadas

A atriz Jodie Whittaker dará vida à 13ª transformação do viajante do tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/08/2017 07:30

AFP / MAX NASH

No fim do último mês, os fãs de séries ganharam uma novidade histórica. Doctor who, que é exibida pelo canal estatal britânico BBC desde 1963, pela primeira vez terá uma temporada completa estrelada por uma mulher. Esta semana, a revista on-line NME informou que o lançamento da 11ª temporada já tem até data de estreia, no fim de 2018. A atriz Jodie Whittaker dará vida à 13ª transformação do viajante do tempo. Jodie é famosa nas terras da rainha e tem um vasto currículo em produções de sucesso. Mesmo assim, sobraram polêmicas sobre a escolha da nova Doctor.


Em entrevista à BBC, Jodie pediu aos fãs para “não terem medo do meu gênero”. E completou: “Esse é um momento muito animador da minha vida. Os fãs já viveram tantas mudanças e essa é somente outra, uma mudança diferente, não uma mudança assustadora”. O canal, em pronunciamento oficial, afirmou que Jodie “está destinada a ser uma icônica doutora. Nós esperamos que os telespectadores possam apreciar o que pensamos para a continuação da história”.

O site informou que Jodie ganhará a mesma quantia do último Doctor, Peter Capaldi (cerca de 200 mil euros), fato raro no canal. De acordo com o portal Standart, a BBC paga uma média de cinco vezes mais para homens, em relação às mulheres. Steven Moffat, o showrunner da série, declarou — no painel da série na Comic-Con, em julho — que a polêmica direcionada à nova Doctor é uma criação da mídia: “Eu gostaria que todo jornalista que está escrevendo um artigo sobre o tema simplesmente calasse a boca”. Ele disse ainda que “os fãs de Doctor who estão muito animados pelo fato de termos uma brilhante atriz, e pelo fato de ela ser uma mulher”.

Pedro Alves, de 16 anos, é um fã da série e um  entusiasta da nova Doctor. “Devo admitir que fiquei encantado com a atriz, acho que ela fará jus ao papel com uma grande atuação devido ao que ouvi sobre atuações anteriores.”

Tecnicamente, não é a primeira vez que o Doctor – um alienígena que tem o poder de se regenerar em vários corpos diferentes – ganha a interpretação de uma mulher. Joanna Lumley já realizou uma interpretação feminina do Doctor em uma esquete especial em 1999, mas Jodie será a primeira a dar vida ao viajante do tempo em uma temporada completa. A série também apresenta outros personagens importantes — como The Master e The General — que ganharam interpretações femininas ao longo dos anos.

Para a professora Tânia Montoro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, a representação feminina em papéis importantes de séries é fundamental, principalmente pelo recado cultural que expressa. “É muito importante pela mudança cultural do olhar. Essa mudança já demonstra certo avanço, agora falta muito essa mudança cultural, esse avanço na prática, essa mudança no cotidiano, é o mais difícil de se implementar”, explica a professora.

* Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.