Diversão e Arte

Um festival de cinema nacional, com entrada franca, agita telonas da cidade

Além de mostra no Espaço Itaú de Cinema, Brasília recebe a nova fita de Sofia Coppola e duas atrações infantis

Ricardo Daehn
postado em 10/08/2017 07:45
Elena é um documentário assinado por Petra Costa, vencedora de prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Uma semana de filmes exibidos em caráter gratuito, com direito a sessões de novos clássicos como Branco sai, preto fica (de Adirley Queirós) e Cidade de Deus (de Fernando Meirelles), celebrará os 30 anos de atividades do Espaço Itaú de Cinema, pelo Brasil. O chamado Festival Itaú Cultural 30 anos de Cinema Brasileiro, em Brasília, terá destaque hoje (10/08) com as obras de duas diretoras: Carla Camurati e Petra Costa. Às 17h30, no cinema do Casa Park, será possível assistir ao filme de retomada da safra nacional (passada a era Collor) Carlota Joaquina ; Princesa do Brazil, de Camurati. Às 19h30, Petra ; premiada no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ; comparece com o documentário Elena (foto). Além desta atração alternativa, o circuito local contará com mais cinco opções, a saber:
Sofia Coppola dirigiu uma nova versão de O estranho que nós amávamos, filme clássico dos anos de 1970
O estranho que nós amamos
A mudança de visão sobre fatos de um romance adaptado da obra de Thomas Cullinan (e visto, em 1971, na tela, sob direção de Clint Eastwood) é a promessa da cineasta Sofia Coppola. O reforço estará no olhar de mulheres resguardadas num internato, durante a Guerra Civil americana, no século 19. Na pele de um cabo, Colin Farrell é o homem que invade o microuniverso de Nicole Kidman e Kirsten Dunst, entre outras.
[VIDEO1]
Los modernos
Um drama cômico que marca a estreia dos diretores Marcela Matta e Mauro Sarser é atração no Cine Brasília (EQS 106/ 107), a partir de hoje, na sessão das 20h40. Noelia Campo e Federico Guerra estão no elenco da fita que examina questões contemporâneas relacionadas ao dia a dia de casais. Paternidade, liberdade sexual, entre outros temas, estão na linha de frente.

Malasartes e o duelo com a morte
Pedro Malasartes, interpretado por Jesuíta Barbosa, é a personificação do matuto ingênuo de bom coração. Sempre que necessário, aplica ligeiros golpes para ganhar uns trocados. Entretanto, nada que gere severos danos às vítimas. O elenco do filme de Paulo Morelli traz, ainda, Ísis Valverde, Júlio Andrade e Leandro Hassum.
[VIDEO2]

Diário de um banana ; Caindo na estrada
Depois de encarar a direção de animações como Astro Boy (2009) e Por água abaixo (2006), o diretor David Bowers optou pelo universo juvenil, na investida em filme com atores de carne e osso: nasceu daí o sucesso Diário de um banana ; Dias de cão (2012). Atores de sucesso nos anos 1990, Alicia Silverstone e Tom Everett Scott integram a mais nova aventura em que o jovem Greg trapaceia a família para comparecer a uma convenção de jogadores de atrações virtuais.

O Reino Gelado: fogo e gelo
Aleksey Tsitsilin, autor dos enredos das duas fitas anteriores centradas no Reino Gelado, assume a direção nesse terceiro episódio de sucesso do desenho nórdico. Gerda, a protagonista, segue buscando pela família, separada pelo Vento do Norte. Para ajudá-la, surge um artefato, no meio de sua jornada: é a Pedra do Desejo, outrora uma propriedade dos fantásticos seres chamados de trolls.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação