Diversão e Arte

Autores brasilienses participam da Feira de Frankfurt

O evento conta com mais de 7 mil expositores de mais de 100 países

Lígia Vieira*
postado em 11/10/2017 07:00
A Feira de Frankfurt é um espaço da diversidade literária

A editora de livros brasiliense Pergunta Fixar é a única da cidade a levar escritores para a Feira de Frankfurt, que é a maior do mundo. O evento, que começa nesta quarta (11) e vai até domingo, atrai mais de 7 mil expositores de mais de 100 países. Para Andrey do Amaral, agente literário, a editora se sente reconhecida. ;É um orgulho muito grande poder participar da feira, ainda mais que a editora Pergunta Fixar é pequeninha.;

A partir do projeto Legado do homem e da cidade foi possível levar os títulos de escritores de Brasília para a cidade alemã. Participam da iniciativa autores como Dad Squarisi, Clotilde Chaparro, Antônio Leitão e Marcelo Rodrigues. Estar presente nesta feira é uma ;chance de fazer contatos;, explica Amaral, pois em Frankfurt estarão grandes editoras mundiais, escritores e até produtores de cinema à procura de novas adaptações.

A Pergunta Fixar esteve em outras grandes feiras de livro internacionais. Em 2015, foi a Guadalajara (México), e, no ano passado, a Bogotá (Colômbia). Segundo Andrey do Amaral ;os livros brasilienses foram bem aceitos;. E explica que isso acontece porque ;o português é uma língua pouco falada, as pessoas, então, gostam do exotismo das tramas e as histórias ;.

Negócios

Amaral afirma que ir ao evento é ;uma grande oportunidade e só em participar já é um prazer;, porém está torcendo para conseguir fechar negócios. ;Claro, estamos indo com o intuito de tentar vender direitos das nossas obras;. No caso da autora Clotilde Chaparro, as obras foram traduzidas para o inglês e o espanhol, uma técnica que colabora para gerar contatos com as outras editoras internacionais.

Este ano a Feira de livro de Frankfurt deseja mostrar um lado mais diversificado, inovador e internacional da indústria editorial e de mídia. Além disso traz, para o evento, autores como o americano Dan Brown, que escreveu Inferno e Código Da Vinci, e o alemão Sebastian Fitzek, que já vendeu mais de 12 milhões de livros e escreveu Die Therapie (Terapia em português).

A Feira de Frankfurt tem os mesmos organizadores desde 1949. Porém, ainda na Idade Média a cidade alemã era reconhecida pela forte indústria editorial e as feiras começaram naquela época. Isso aconteceu pela proximidade com a cidade Mainz, onde Johannes Gutenberg, o inventor da impressão em tipos móveis, morava.

Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação