Diversão e Arte

Trump ameaça tirar emissora de TV do ar

Depois de discordar com uma informação jornalística da rede NBC (a mais antiga dos Estados Unidos), o presidente foi ao Twitter ameaçar cassar a licença do canal

postado em 11/10/2017 15:45
Quem vencerá está guerra?
Parece que a declarada guerra entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e os veículos de comunicação daquele país atingiu outro nível na manhã desta quarta-feira (11/10), quando Trump ameaçou fechar uma emissora de tevê. A confusão entre o presidente e o conglomerado da NBC deu-se por conta de uma informação apresentada pelo jornalístico da emissora que apontava o governo norte-americano com planos de aumentar 10 vezes seu arsenal nuclear.

A ameaça aconteceu por meio da rede social Twitter, quando o presidente escreveu: ;Com todas essas notícias falsas saindo da NBC e de outras emissoras, em qual ponto seria apropriado cassar a licença delas? [Elas, as emissoras] são ruins para o país!”. Até o momento a NBC ; que é a empresa de radiodifusão mais antiga dos Estados Unidos, criada em 1926; e a segunda maior rede de televisão aberta, em termos de audiência, da América do Norte (incluindo também o Canadá) ; não se manifestou sobre as declarações de Trump.

Essa é a primeira vez que um presidente ameaça publicamente uma emissora de televisão (Nixon havia ameaçado, em particular, o jornal impresso The Washington Post na década de 1970 graças a uma reportagem investigativa que o levou a pedir demissão do posto de presidente), e já recebeu forte resposta por parte das organizações comunicativas do país. A Associação Nacional de Emissoras dos Estados Unidos afirmou por meio de nota: ;É contrário à democracia que qualquer governo faça uma ameaça oficial a revogação de licença de uma emissora por conta de um desacordo com uma reportagem jornalística;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação