Diversão e Arte

Documentário da HBO revela detalhes da carreira de Steven Spielberg

O cineasta Steven Spielberg é tema de filme dirigido por Susan Lacy

Alexandre de Paula
postado em 22/10/2017 07:00
Spielberg se sentiu assustado e intimidado de ter um filme sobre si

Acostumado a estar atrás das câmeras, Steven Spielberg achou estranho ser o foco de um documentário. O cineasta, um dos mais bem-sucedidos da história do cinema norte-americano, recusou a ideia no primeiro momento. A ousadia de tentar convencê-lo veio de Susan Lacy. Ela produziu obras como No direction home: Bob Dylan e se destacou ao dirigir American masters, série de entrevistas profundas e longas na televisão.

Foi a reputação de Susan como entrevistadora que abriu caminho para que o cineasta começasse a achar a ideia menos absurda. ;Ele não queria por um tempo. Mas então ele assistiu a um dos meus filmes ; não consigo lembrar qual deles ; e realmente gostou... Ele viu um monte deles, mas acho que o foi a entrevista com (o maestro) Leonard Bernstein;, contou Susan em entrevista coletiva sobre o documentário Spielberg.

;É uma experiência muito interessante ser o assunto de um filme, quando eu passei minha carreira inteira buscando assuntos para meus filmes. E estar repentinamente no centro das atenções para mim foi intimidador e assustador;, explicou Spielberg.

Com diversas entrevistas, o longa propõe reflexões sobre os filmes de Spielberg, mas, claro, principalmente sobre os bem-sucedidos. As sessões de entrevista funcionaram como uma espécie de análise para o diretor, que disse sempre se recusar a fazer algo do tipo.

;Perguntei a ele se ele já tinha feito terapia e ele disse: ;Não, mas acho que estou fazendo isso com você;;, contou Lacy em entrevista ao site IndieWire. Spielberg disse que os próprios filmes são a sua maneira de fazer isso.

;Eu não gasto muito tempo em qualquer tipo de autoanálise. De certa maneira, eu deixo meus filmes fazerem isso. E deixo vocês me entenderem por meio deles. Eu só gasto muito tempo buscando boas histórias e as conto;, completou Spielberg.

[VIDEO1]
Carreira

O documentário deixa de lado questões mais íntimas e pessoais e foca no trabalho e na obra do diretor. A mulher e os filhos de Spielberg, por exemplo, não participam do filme, embora o pai e mãe dele deem depoimentos. ;Eu só os entrevistei porque eles estavam lá no nascimento dele como cineasta;, justificou Susan.

Por isso, mesmo quando a infância do diretor é a pauta, a relação com o cinema domina tudo. Para a produção do documentário, Lacy entrevistou também uma extensa lista de diretores e atores que tiveram algum tipo de relação profissional com Spielberg.

Entre os atores estão nomes como Christian Bale, Daniel Craig, Daniel Day-Lewis, Leonardo DiCaprio, Harrison Ford e Tom Hanks. Diretores como JJ Abrams, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e George Lucas também deram depoimentos sobre o diretor.

;Todo ator que entrevistei ; e entrevistei a todos ; ficou muito impressionado com o quanto ele entende o processo de cinema e como ele vê à frente quando está filmando;, disse. ;Poucos cineastas têm essa habilidade. E eu fiz muitas pesquisas a respeito disso.;

Tempo

Só com Spielberg, Susan fez 17 sessões de entrevistas durante um ano. Foram horas e horas de conversa entre ela e o cineasta. ;Eu sou uma entrevistadora muito profunda;, valorizou Susan, deixando a modéstia de lado. ;Ainda estávamos na infância após duas horas. Ele é muito tímido com as entrevistas; ele concede poucas. Então, é uma experiência extraordinária ouvi-lo realmente se abrindo.;

Transformar tudo isso e mais todas as outras entrevistas em um só filme foi um desafio para Susan, que destaca que muito teve que ser cortado. ;Se não estiver no filme, não significa que não falamos sobre isso, significa que eu tinha só 2 horas e meia;, acrescentou.

Com a toda a produção do documentário, Susan chegou a uma conclusão forte sobre a obra de Spielberg e refutou a ideia de que a bilheteria tenha pautado a carreira do diretor. ;Ele foi o cineasta mais comercial da história, mas não acho que a bilheteria tenha sido o que o guiou. O que o conduziu é o que o interessa a ele e o que ele acha importante dizer.;

Spielberg
Susan Lacy. HBO. 147 minutos. Classificação indicativa: 16 anos. Próximas exibições: Terça (24) às 9h30 e 1; de novembro (quinta) às 14h50. Disponível na plataforma digital HBO GO.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação