postado em 07/07/2009 12:06
O uso da capacidade instalada aumentou para 79,8% em maio, ante 79,4% em abril, e o faturamento da indústria cresceu 1,1% no período, desprezadas as influências sazonais, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira (7/07). Trata-se do quarto mês consecutivo em que o nível de utilização da capacidade sobe. Essa recuperação, no entanto, ainda permitiu que esse indicador retornasse aos níveis de 2008 (83,1%).
[SAIBAMAIS]Os setores com o maior nível de utilização da capacidade neste mês foram: equipamentos de transporte (90,8%), refino e álcool (89,6%), papel e celulose (88,1%) e couro e calçados (87,5%). No sentido inverso, o setor madereiro foi o que apresentou menor nível de utilização da capacidade (631,%), seguido pelo setor de materia eletrônico e de comunicação (68,4%) e metalurgia básica (70,8%).
O faturamento cresceu em três dos cinco meses apurados deste ano, mas para a área econômica da CNI, ainda não configura uma tendência de recuperação. E lembra que, na comparação com maio de 2008, há uma retração de 7,7%.
O nível de emprego e o montante de horas trabalhadas ainda mostram decréscimo, de 0,3% e 0,5%, respectivamente.