Economia

Brasil lidera ranking da oferta de emprego

postado em 10/03/2010 08:05
No ranking de países das américas com perspectivas de realizar contratações (1) no segundo trimestre de 2010, o Brasil ocupa a primeira posição. É a nação cujo empresariado tem a maior pretensão de gerar postos de trabalho nos próximos três meses. Tal criação de vagas foi medida por uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Manpower, na qual o índice de expectativas de Emprego Líquido do Brasil atingiu 38%. Taxa que, no panorama mundial, perde somente para a da Índia, calculada em 39%.

De um total de mil empresários entrevistados no país, 43% disseram prever aumento no quadro de funcionários e apenas 5% esperam demitir. O restante informou que não pretende fazer mudanças. Comparado com o último trimestre de 2009, o estudo registrou elevação de 13 pontos percentuais na quantidade de patrões que pretendem contratar.

;O Brasil, pela terceira edição consecutiva da pesquisa, saiu como o que tem a melhor perspectiva de emprego. Na última edição, tivemos o anúncio de obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. Isso tudo influenciou as perspectivas na construção civil. Na pesquisa deste mês, a gente vê de novo um crescimento no Brasil e que o país assumiu uma tendência de alta;, disse o porta-voz da Manpower no país, Pedro Guimarães.

De acordo com técnicos da Manpower, as obras de infraestrutura e a expansão da construção civil são os principais impulsos da contratação no Brasil. Nesta última edição do levantamento de expectativas de emprego, a indústria de obras públicas e civis não figurou como a primeira a influenciar a geração de vagas, mas, indiretamente, ainda permaneceu como o principal motor, perdeu para o crédito imobiliário e setor financeiro ; áreas intimamente ligadas às construções residenciais. ;São setores dependentes um do outro. Finanças é a bola da vez por casua dos financiamentos e créditos imobiliários;, destacou Guimarães.


1 - Mapa das vagas
Entre os estados pesquisados pela Manpower, o Paraná figurou como o de maior expectativa de geração de emprego, com taxa de 44%. Em segundo lugar ficou Minas Gerais, com 42%. O estado mineiro ainda foi o que obteve o maior crescimento na perspectiva de contratação, cresceu 13 pontos percentuais desde o último levantamento, em janeiro de 2010. Ainda foram avaliados o estado e a cidade de São Paulo, com taxas de 36% e 39%, respectivamente, e ainda o Rio de Janeiro, com índice de 31%.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação