Economia

Os riscos da internet

postado em 16/03/2010 08:12

[SAIBAMAIS]Os abusos são grandes. Mesmo com a Café Solúvel Brasília tendo sido acionada duas vezes pela CVM e pela bolsa de valores no início deste mês por causa de movimentos atípicos de preços, as ações da empresa subiram 40,7% apenas na última sexta-feira, para R$ 5,98. ;Infelizmente, isso comprova que os manipuladores não estão nem aí para as autoridades, pois sabem que não serão pegos;, disse Carlos Antonio Magalhães, diretor da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado (Apimec).;São grupos especializados em se aproveitar do desconhecimento de investidores, que se rendem facilmente à promessa de ganho fácil;, complementou.

Normalmente, ressaltou o economista Demétrius Borel Lucindo, esses negócios começam por meio de sites de relacionamentos e blogs na internet que se dizem especializados no mercado de ações. ;Espalham-se rumores, notícias falsas sobre as empresas, garantindo que elas vão se valorizar muito. E como os preços de muitas ações estão definidos em centavos, o olho de todo mundo cresce, pois não é preciso desembolsar muito;, frisou. O serviço sujo desses sites e blogs fica facilitado porque eles bloqueiam qualquer tentativa de se fazer um alerta contra as operações. Só liberam o que lhes interessa. ;Por isso, 99% dos investidores arcam com prejuízos;, assegurou.

Waldir Nobre, superintendente da CVM, admitiu o perigo das ;dicas; oriundas de sites ditos especializados. A autarquia, inclusive, já investigou vários deles, com base em denúncias recebidas de investidores lesados. O problema, contou ele, é a dificuldade de se juntarem as provas necessárias para punir os responsáveis. ;Morremos na praia em vários casos, pois os computadores originais das ;dicas; estavam em cibercafés;, relatou.

Mas há, também, corretores e agentes autônomos de mercado, que representam instituições financeiras, incentivando a corrida por papéis de empresas podres. ;O que interessa para eles é gerar negócios, pois o ganho vem de um percentual das operações;, disse Carlos Magalhães. O resultado disso, no seu entender, é a destruição da credibilidade de profissionais sérios, que se recusam a indicais ações dessas companhias a seus clientes, alegando o risco das operações, mas, dois dias depois, os preços sobem 50%. ;O conselho sério, ético, vai pelo ralo;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação