Economia

Petrobras faz acordo de cooperação com empresa petrolífera chinesa

postado em 15/04/2010 19:52
São Paulo ; A Petrobras assinou nesta quinta-feira (15/4) um memorando de cooperação com a segunda gigante petrolífera chinesa, Sinopec. O acordo abre caminho para novos contratos de fornecimento de petróleo da empresa brasileira à chinesa.

O acordo também prevê o estudo da possibilidade de venda à Sinopec de parte da participação da Petrobras nos blocos exploratórios PAMA 3 e PAMA 8 na bacia Pará-Maranhão. As informações são do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que participou hoje da 21; edição do Congresso do Aço, em São Paulo.

[SAIBAMAIS]Gabrielli confirmou que a venda de parte dos blocos exploratórios poderia ser concretizada ainda em 2010. ;Pode sim. Não há estimativa de investimento. Depende ainda da análise que será feita sobre essa cooperação. Blocos exploratórios têm análise sísmica, tem perfuração de poços, tem colocação de sonda, leva um tempo, é uma gravidez longa;.

Segundo Gabrielli, não há estimativa dos valores que poderão ser negociados pelas empresas em decorrência do acordo. O memorando de entendimento inclui também cooperação nas áreas de exploração e produção, refino, transporte e comercialização, petroquímica e fertilizantes e fornecimento de bens de serviço.

Foi estabelecido também um acordo de cooperação com o Banco de Desenvolvimento chinês, que abre a possibilidade de financiamentos bilaterais a serem negociados futuramente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação