Economia

Mitsubishi volta a registrar lucro e anuncia acordo com PSA

Agência France-Presse
postado em 27/04/2010 10:42
A montadora japonesa Mitsubishi Motors anunciou nesta terça-feira (27/4) que voltou a ter lucro no exercício 2009-2010, encerrado em março, assim como um novo projeto de cooperação com a francesa PSA Peugeot Citro;n para o desenvolvimento de um modelo esportivo.

A Mitsubishi Motors, quarta maior montadora nipônica, fechou o ano fiscal 2009-2010 com um lucro líquido de 4,75 bilhões de ienes (50 milhões de dólares), um bom resultado na comparação com o prejuízo líquido de 54,88 bilhões de ienes do exercício anterior.

Em um comunicado, o grupo celebrou o fato de ter "alcançado a meta de voltar a ter lucro líquido".

O grupo vendeu 960 mil automóveis em todo o mundo em 2009-2010, 10% a menos que no período anterior. As vendas permaneceram estáveis no Japão e subiram levemente no restante da Ásia, mas desabaram 36% nos Estados Unidos e 38% na Europa.

Entre as prioridades para o próximo ano, a Mitsubishi quer intensificar as pesquisas de tecnologia ecológica e veículos de baixo consumo de energia, além de dar prosseguimento à cooperação com outros grupos.

Como parte da estratégia, a Mitsubishi Motors anunciou um acordo com o grupo francês PSA Peugeot Citro;n para lançar na Europa, a partir de 2012, um veículo utilitário esportivo compacto, disponível também na versão 4x4.

O modelo será baseado no RVR da montadora nipônica, que será adaptado para as marcas Peugeot e Citro;n, e equipado com um motor diesel 1.6 HDi da PSA. A produção anual de 50 mil unidades por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação