Economia

Comércio varejista cria associação para dar mais segurança ao crédito

postado em 27/04/2010 19:52
Brasília ; As entidades mais representativas do país no comércio varejista anunciaram nesta terça-feira (27/4), em São Paulo, a criação da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) - associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior.

Ele disse que a concepção da ANBC surge em um ;momento propício, de crescimento econômico do país;, e destacou que a iniciativa envolve também a Associação Comercial de São Paulo e o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, além das empresas Equifax do Brasil e Serasa Experian, que trabalham com a inteligência empresarial e o acompanhamento de desempenho creditício.

Roque Pellizzaro disse que com a expansão da oferta de crédito, tanto pelo sistema financeiro quanto pelo segmento de varejo, a operação em si passa a merecer mais atenção dos empresários e, principalmente, dos legisladores. Segundo ele, ;não é justo para o consumidor que a decisão sobre oferta de crédito se prenda apenas a informações sobre a existência ou não de dívidas em atraso;.

Ele ressaltou, como exemplo, que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), braço operacional do serviço vinculado à CNDL, poderia disponibilizar farto material sobre o comportamento e o grau de endividamento do consumidor, tornando mais seguras e mais baixas as taxas de juros incidentes nas operações creditícias. Seria uma forma de ;privilegiar o bom pagador; que, segundo ele, é o perfil da grande maioria dos cidadãos brasileiros.

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