Economia

IBGE faz superseleção

Em todo o país, mais de 1 milhão de pessoas disputam, amanhã, quase 192 mil vagas para recenseador

postado em 29/05/2010 07:00
Em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em centenas de cidades, 1.051.582 pessoas farão a prova, amanhã, para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior concurso em número de vagas (191.972) e o segundo maior em número de inscritos em 2010. No topo da lista, estão os Correios (ECT), que receberam 1.064.209 adesões. As chances no IBGE são para trabalhar, a partir de agosto, no levantamento de dados do Censo 2010.

As provas terão 50 questões objetivas de português, matemática, conhecimentos gerais e técnicos. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos e nível fundamental completo. Será considerado não eliminado quem acertar uma pergunta de cada disciplina. A concorrência é baixa, se comparada à de outros concursos: uma vaga para 5,48 candidatos. No Piauí, essa relação será maior, de 8,98 por posto. No Distrito Federal, onde 20.006 pessoas passarão pela peneira para preencher 2.820 chances, será de 7,09.

Em todo o país, mais de 1 milhão de pessoas disputam, amanhã, quase 192 mil vagas para recenseador

Em Saquarema, cidade onde a administradora Kátia Martins de Melo, 48 anos, mora, foram oferecidas 82 vagas. Segundo ela, cerca de 450 candidatos estão concorrendo. ;Não tem muitas pessoas. Quem dispensa um dinheiro extra em um lugar que não tem uma grande oferta de emprego?;, comentou. A preparação dela foi baseada na leitura de apostilas, especialmente de matemática. ;Faz muitos anos que terminei de estudar e já não resolvo as contas como ensinam hoje.;

Identificação
Os convocados precisam comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência com documento de identificação, com foto, e caneta azul ou preta. Os exames ocorrerão entre as 13h e 17h em locais que podem ser checados no site www.cesgranrio.org.br ou no 0800-7012028. Segundo a organizadora, os gabaritos estarão disponíveis a partir das 16h de segunda-feira.

Será convocado para o curso de formação, segunda etapa do concurso, um número de aprovados 10% maior do que o de vagas. ;O curso vai durar uma semana. Vamos apresentar os questionários, a lista de endereços e como vai funcionar o trabalho;, explicou a coordenadora do Censo no DF, Verônica Santos. O trabalho de campo vai começar em 1; de agosto e deve durar cinco meses. Os recenseadores vão visitar mais de 58 milhões de residências em 5.565 municípios para traçar o perfil do povo brasileiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação