Economia

Custos de extração de petróleo no Brasil triplicaram em cinco anos

postado em 01/06/2010 13:40
Os custos da extração do petróleo triplicaram no Brasil, em cinco anos, passando de US$ 3,42 por barril no final de 2003 para US$ 10,42 por barril no final de 2008. A constatação é de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado nesta terça-feira (1;/6) no Rio de Janeiro.

Segundo o Ipea, o aumento do custo é reflexo de questões como a escassez de equipamentos e serviços e a exploração de petróleo em áreas cada vez mais complexas, como a exploração offshore (no mar) em grandes profundidades.

;A indústria petrolífera mundial já mapeou, com as tecnologias hoje existentes, os campos de custos baixos. Esses já foram descobertos. Então, as novas descobertas tendem a ser mais onerosas. De uma maneira geral, as novas fronteiras de exploração serão mais caras;, disse o pesquisador da UFRJ Helder Queiroz.

Ele acredita que o vazamento de óleo que vem ocorrendo há mais de um mês no Golfo do México, na costa dos Estados Unidos, deve contribuir para custos ainda mais altos nos próximos anos.

;Vai haver um fortalecimento das medidas prudenciais, nas questões de rotinas e de produção e exploração, que serão estabelecidas a partir desse acidente para definir novas práticas dentro da indústria que venham a dar um grau de confiabilidade maior para evitar um desastre como esse;, disse Queiroz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação