Economia

Inglaterra anuncia taxação de bancos

Agência France-Presse
postado em 22/06/2010 14:17
O ministro britânico das Finanças, George Osborne, anunciou nesta terça-feira a instauração de uma taxa sobre as transações dos bancos que operam no Reino Unido. A taxa, da ordem de dois bilhões de libras (2,4 bilhões de euros) por ano, entrará em vigor no ano que vem.

França e Alemanha já anunciaram apoio à medida, preparando-se para se associar a ela.A taxa será de 0,07% sobre todas as operações, baixando, depois, para 0,04% em 2011.

Osborne, que apresentou seu primeiro pacote fiscal desde as eleições legislativas de 6 de maio na Grã-Bretanha destacou que "a situação de fracasso nos bancos impôs custos enormes ao restante da sociedade", sendo justo, portanto que aportem sua contribuição à economia.

Segundo o ministro, "franceses e alemães somaram-se à Inglaterra, hoje, comprometendo-se a introduzir também uma taxa" sobre os ativos dos bancos, numa declaração comum, publicada no site do Tesouro britânico.

A declaração retoma, em grande parte, as ideias evocadas por Paris e Berlim na véspera, em carta ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, a alguns dias do G20 de Toronto.

"À luz de um acordo no seio do G20 segundo o qual o setor financeiro deverá aportar uma contribuição justa e substancial, para pagar os encargos associados às intervenções governamentais de resgate do sistema bancário (...), os governos francês, britânico e alemão propõem introduzir taxas sobre os ativos dos bancos", diz o texto.

"A taxa britânica está sendo divulgada hoje, a França apresentará detalhes da sua no próximo orçamento e a Alemanha, que a anunciou no final de março, apresentará seu projeto de lei sobre o assunto no próximo verão (europeu)", diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação