Economia

BC teme alta da renda

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 01/07/2010 07:27

O Banco Central (BC) projeta para este ano uma taxa de desemprego de 7% que, se confirmada, será a mais baixa da série histórica apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o acesso de mais pessoas ao mercado de trabalho formal, o BC volta seus olhos para o comportamento da massa salarial. Os dois componentes ; emprego e massa salarial ; pressionam a alta da inflação.

No relatório trimestral apresentado ontem, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, advertiu que o endividamento das famílias cresce de forma equilibrada, com estabilidade do nível de comprometimento da renda. Para isso, contribuem, segundo ele, a ampliação dos prazos de pagamento dos empréstimos e também o descolamento da dívida de segmentos mais caros para os mais baratos, como o crédito consignado e o financiamento para a casa própria.

[SAIBAMAIS]O consumo das famílias, de acordo com as informações do BC, já se encontra no mesmo nível de antes da crise internacional ; o equivalente a 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A massa salarial ampliada, que incorpora os rendimentos advindos do trabalho mais os benefícios previdenciários e os provenientes dos programas de proteção do governo, apresentou um crescimento médio real de 5,6% ao ano no último quinquênio encerrado em 2009. O crescimento real acumulado desde 2003, segundo o diretor do BC, foi de 27,8%.

Dinheiro no bolso
De forma inédita, o BC apresentou dentro do relatório trimestral de inflação um novo indicador de renda, que exclui da massa salarial ampliada os impostos e a contribuição previdenciária, sendo, portanto, uma espécie de recurso líquido disponível para o gasto dos trabalhadores. O componente, batizado de massa salarial ampliada disponível, apresentou um crescimento anual médio de 5,4%. Esse indicador apresenta um incremento menor que o da massa salarial ampliada porque, no período, aumentaram em 6,8% os recolhimentos relativos ao Imposto de Renda e às contribuições previdenciárias.

Contrastando com o perfil conservador, as projeções de crescimento feitas pelo BC superaram até mesmo as elaboradas pelo Ministério da Fazenda. Com base em dados do primeiro trimestre de 2010, que registrou um salto de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, a equipe do ministro Guido Mantega estimou um ganho do PIB de 2010 da ordem de 6,5% ; a penúltima projeção indicava alta de 5,5% para o PIB. No estudo que analisou o comportamento da economia, o BC destacou que há um ;novo ciclo de expansão; e que ;a demanda interna permanece como elemento propulsor do ritmo de crescimento econômico;. Para a autoridade monetária, essa perspectiva positiva encontra respaldo nos indicadores que medem a confiança do empresariado e dos consumidores, no mercado de trabalho e nos ganhos salariais.

Para Bernardo Wjuniski, analista da consultoria Tendências, os dados indicam que o BC rendeu-se à realidade, incorporando às suas pesquisas informações da economia real que configuram o bom momento vivido pelo Brasil. ;O Banco Central convergiu para o que o mercado já previa;, afirmou. Segundo o especialista, o setor de serviços e a indústria vão crescer muito neste ano, o que, para ele, não chega a surpreender. Wjuniski ressaltou que, em certa medida, o relatório de inflação do BC deixa transparecer que a retomada da trajetória de alta dos juros por parte do Comitê de Política Monetária (Copom) teve efeito. ;No fundo, o documento tenta justificar o aperto, dando a entender que o crescimento é fruto exatamente das medidas adotadas pelo BC.; (VC e LP)

Vendas de bebidas
O comércio de bebidas respondeu pelo maior crescimento entre os itens dos supermercados brasileiros nos quatro primeiros meses do ano, tendência que deve ser mantida daqui por diante. Segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), as vendas de bebidas alcoólicas saltaram 15,7% em comparação com igual período de 2009. A elevação nas bebidas foi de 19,2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação