Economia

Falha no novo iPhone

postado em 07/07/2010 07:50
Desde que lançou o iPhone pela primeira vez, em 2007, a Apple se acostumou a receber afagos dos especialistas e elogios dos consumidores a cada nova geração do badalado aparelho. No entanto, a quarta versão do telefone móvel, que chegou em alguns países há pouco mais de uma semana, não tem causado tanta celebração entre os usuários, que registraram uma enxurrada de reclamações referentes a problemas relacionados à captação de sinal da rede. Em resposta às queixas, a fabricante divulgou uma nota explicando que a causa do mau funcionamento do celular está no sistema operacional nele instalado, que calcula de forma equivocada a frequência captada pelo aparelho.

;Ficamos surpreendidos em descobrir que a fórmula usada para calcular as barrinhas de sinal está totalmente errada. Usuários que observam uma queda de performance geralmente estão numa área com sinal muito baixo, mas eles não sabem disso porque estão vendo um sinal que não é real;, ressaltou a Apple, adiantando-se que está adotando uma nova fórmula, recomendada pela AT ; operadora que comercializa o produtos nos Estados Unidos ;, para resolver a falha do iPhone 4. Segundo a empresa, uma atualização do programa será liberada gratuitamente para os usuários nas próximas semanas. A previsão é de que o aparelho chegue ao Brasil em setembro.

Capas
Mas quando o problema começou a ser relatado pelos consumidores, há duas semanas, a Apple deu uma outra explicação para o transtorno. O que estaria originando o problema seria a forma com que o usuário manuseava o telefone, impedindo a boa captação do sinal. Como solução, a fabricante alertou que os donos de iPhone não deveriam segurar o produto pelo canto inferior esquerdo, pois, assim, cobririam o local onde fica a antena interna. Recomendou ainda que os consumidores comprassem capas protetoras para o celular.

A explicação oficial, um tanto incomum, teve três efeitos imediatos. O primeiro, e mais óbvio, foi o descontentamento dos usuários. Nos Estados Unidos, duas ações chegaram a ser encaminhadas à corte do estado de Maryland, acusando tanto a Apple quanto a At de negligência, violação de garantia e prática enganosa de comércio. Além disso, houve um aumento exponencial na oferta de capas protetoras no mercado de empresas que afirmavam solucionar o problema com o acessório.

Além disso, os dois principais concorrentes aproveitaram a explicação inicial dada pela Apple para satirizar o iPhone 4. A Nokia publicou em seu blog oficial um guia com fotos e informações mostrando como os donos de celulares da fabricante finlandesa poderiam manusear os seus aparelhos. ;Você está livre para segurar seu Nokia do modo que quiser, sem sofrer com perda de sinal.;, alfinetou. A Motorola não ficou atrás. Lembrou, em um anúncio, outra vantagem de seu modelo Droid X: ;E o mais importante: ele vem com um design de antena dupla, o que permite que você segure o telefone do jeito que você quiser.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação