Economia

Reaberta inscrição para oficiais da PM

Edital garante aos candidatos que se cadastraram em 2009 o direito de participar do certame. Prazo para os que querem disputar uma das 50 vagas acaba em 27 de julho

postado em 10/07/2010 08:21
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reabriu as inscrições para o concurso público de admissão de oficiais da Polícia Militar, com salário inicial de R$ 3.297,17. O novo prazo terá início na próxima segunda-feira e vai até 27 de julho. A taxa é de R$ 120. Permanecem válidas as inscrições feitas entre os dias 8 e 29 do mês passado, inclusive de candidatos que não pagaram pela inscrição. A guia de cobrança poderá ser reimpressa na página de acompanhamento do concurso, entretanto, só será acatado o cadastro após a comprovação de pagamento. Os candidatos que se inscreveram em 2009 e não desejam mais participar do certame poderão pedir a devolução da taxa pelo endereço www.cespe.unb.br/concursos/pmdfcfo2009.

O concurso selecionará 50 candidatos, mais cadastro de reserva, sendo 45 homens e cinco mulheres. Os concorrentes devem ter nível superior e entre 18 a 30 anos até a data de matrícula no curso de formação. A altura mínima para homens é de 1,65m e para mulheres, de 1,60m. De acordo com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), as provas objetiva e discursiva ocorrerão, provavelmente, em 5 de setembro. As provas contarão também com teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social.

Conselhos
Daqui até o fim do ano, pelo menos 20 seleções vão atrair a atenção dos interessados em entrar para o serviço público, visto pelos mais jovens como a garantia de um futuro melhor. O conselho dos especialistas é para que os candidatos se concentrem nas disciplinas básicas previstas nos editais. Entre elas, estão as de direito constitucional, direito administrativo e português. Segundo os profissionais, o estudo de disciplinas específicas só deve começar quando todas as regras estiverem claras.

Mas não é só. Os candidatos devem estudar, no máximo, oito horas por dia. É preciso manter a rotina de leitura e saber que a aprovação compensa o sacrifício. Com esse foco, é possível fixar metas. A cada semana pode-se revisar uma disciplina.

Para os que trabalham e estudam ao mesmo tempo, a recomendação é reservar pelo menos o domingo para descansar, de forma que o conhecimento seja absorvido. Exageros não funcionam, podem levar ao estresse, a ponto de os concurseiros ficarem sem condições de fazerem as provas.

Seleção da PF continua
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a continuidade do concurso público para escrivão da Polícia Federal (PF). A nomeação e a posse dos candidatos aprovados estavam suspensas em razão de decisões favoráveis a concorrentes eliminados. O certame estava paralisado por liminares obtidas por três candidatos reprovados. No entanto, a Procuradoria Regional da União da 1; Região entendeu que a interrupção do concurso impedia a recomposição do efetivo da PF, o que representava situação de risco para a população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação