Economia

Aeroportos do Rio de Janeiro funcionam sem tumulto

postado em 23/12/2010 13:35
Rio de Janeiro- Os dois principais aeroportos fluminenses amanheceram hoje (23/12) funcionando normalmente, sem filas e tumultos nos guichês de atendimento. Os sindicatos dos Aeroviários e dos Aeronautas suspenderam a greve prevista para hoje depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu liminar determinando que 80% das duas categorias trabalhem entre 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011.

Mesmo assim, o efetivo policial nos aeroportos do Rio foi reforçado para evitar incidentes e garantir que movimentos grevistas não impedissem os trabalhadores de ocupar seus postos. O Sindicato Nacional dos Aeroviários no Rio não realizou nenhuma manifestação até o fim da manhã e informou que só se pronunciará no fim da tarde. As categorias pedem reajuste de 15%, sendo que 6% contemplam a reposição da inflação.
[SAIBAMAIS]
Apesar de a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registrar um atraso de 30% nos voos programados para a manhã em todo o país, nos aeroportos do Rio quase não houve registro de atrasos e cancelamentos. No Santos Dumont, do total de 120 vôos programados, 21 foram cancelados e 24 sofreram atrasos desde as 6h. No Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, um vôo foi cancelado e um está com atraso.

A expectativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é que durante o Natal e o Ano Novo os passageiros embarquem e desembarquem normalmente no Rio. De acordo com o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Pellegrino, embora manifestações tenham ocorrido nos aeroportos de Guarulhos, Salvador e Brasília, a situação no Rio é tranquila.

;Nossos atrasos e cancelamentos estão sendo avaliados durante todo o mês, logicamente que hoje temos alguns reflexos dos problemas de ontem (fortes chuvas) que ocorreram no Rio. Os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim ficaram fechados por mais de uma hora. Isso tem um reflexo grande por parte das empresas aéreas;, observou.

Pellegrino também afirmou que a movimentação só deve ser intensa na volta do Natal, no dia 26, e no início de janeiro. ;A Anac está cumprindo o seu planejamento há mais de um mês, nos reunimos com as empresas e os demais órgãos do governo para estar presentes nos aeroportos, garantir o direito dos passageiros e fiscalizar as empresas aéreas;, concluiu.

Segundo um agente de turismo que estava no Aeroporto Tom Jobim, Paulo dos Santos, sua empresa já havia embarcado alguns passageiros desde cedo e espera receber outros clientes sem imprevistos. ;Até agora não tivemos nenhum tipo de problema. Mandamos os passageiros e desde as 5h foi tudo tranquilo;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação