Economia

Facebook atinge 25 milhões de seguidores no Brasil

Rosana Hessel
postado em 20/08/2011 08:00
Especialistas têm dito: se fosse um país, o Facebook seria o terceiro mais populoso do planeta. Com 750 milhões de usuários ativos no mundo, o site de relacionamentos atingiu a marca de 25 milhões de seguidores no Brasil nesta semana. A legião de seguidores é maior que na África e na Oceania, onde a rede social tem, respectivamente, 23,6 milhões e 11,5 milhões de adeptos. O mercado aposta que, diante da expectativa de aumento da base de internautas no país, a adesão à ferramenta criada por Mark Zuckerberg poderá ainda dobrar até o fim do ano.

;O brasileiro definitivamente aceitou o Facebook como rede de relacionamento. O ritmo de crescimento dos últimos meses é surpreendente;, comentou Alexandre Hohagen, vice-presidente da companhia. ;O percentual de internautas que usam o site ainda é baixo perto do total de usuários da web. Há ainda um espaço enorme para crescermos;, afirmou. Dados da consultoria E-Consulting indicam que o número de internautas brasileiros chegará a 91,2 milhões este ano ; em 2010, eles eram 74,8 milhões ;, dos quais 51% usarão redes sociais.

Ex-integrante do Google, Hohagen chegou em fevereiro à empresa e, desde então, vem montando a estrutura do grupo norte-americano no país. Esta semana, inaugurou escritório em São Paulo, com 16 profissionais, e está à procura de novos cérebros para aumentar a equipe. Além de alinhar a empresa com a matriz em Palo Alto, na Califórnia, o desafio será atrair os usuários do Orkut, site de relacionamentos do Google, líder do segmento no Brasil. Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting, avalia que os negócios de Zuckerberg estão chegando tarde no Brasil, mas há espaço para crescimento, porque a possibilidade de experimentação gratuita atrai o usuário.

Celulares
Para ganhar mercado, Hohagen partirá em busca dos anunciantes, principal fonte de receita do site, cujo modelo é voltado para publicidade, desenvolvimento de aplicativos e produtos sociais, uma estratégia interessante em relação ao seu concorrente, na opinião de Domeneghetti. ;As empresas preferem anunciar no Facebook do que no Orkut;, observou. Um exemplo dessas parcerias são as com jornais e sites de notícias, que utilizam a plataforma do Facebook para compartilhamento de conteúdo nos murais dos usuários. ;Estamos, agora, buscando novas oportunidades de negócios;, disse Hohagen.

Uma das apostas está nas operadoras de celulares. Dos 750 milhões de usuários ativos no mundo, mais de 250 milhões acessam o Facebook pelo telefone móvel. Há duas semanas, a companhia lançou no país um aplicativo que permite aos donos de aparelhos menos sofisticados o envio e a leitura de mensagens de texto. ;Isso permitirá uma maior popularização do site, principalmente para quem ainda não tem smartphone;, comentou Hohagen. TIM e Oi foram as primeiras a oferecer o aplicativo.

Bloqueio na conta
O juiz Augusto Cezar de Luna Cordeiro Silva, da 1; Vara da Comarca da cidade de Várzea Alegre, no Ceará, bloqueou R$ 225 mil das contas da Google Brasil Internet. O despacho atendeu a um pedido do prefeito da cidade, José Helder Máximo de Carvalho, que, insatisfeitos com três blogs hospedados pelo Google, acionou a empresa para a retirada do conteúdo da rede mundial. Da decisão, ainda cabe recurso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação