Economia

Parlamento grego aprova princípio de projeto de lei sobre ajuste

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 16:52
Atenas - O projeto de lei sobre as novas medidas de austeridade na Grécia, que gerou uma série de protestos no país, foi adotado nesta quarta-feira (19/10) à noite em uma primeira votação sobre o princípio da medida.

Dos 295 presentes no Parlamento, 154 deputados do PASOK, partido socialista no poder, votaram a favor do projeto de lei exigido pelos credores do país (a União Europeia, o FMI e o BCE).

Todos os deputados da oposição presentes votaram contra. Na quinta-feira (20) à noite haverá um segundo voto definitivo sobre os artigos em questão e o projeto de lei em seu conjunto.

[SAIBAMAIS]O projeto de lei prevê a redução do número de trabalhadores no setor público, um aumento de impostos e o congelamento das convenções coletivas, abrindo a via para uma generalização da redução dos salários no setor privado.

Mais de 125.000 pessoas, segundo a polícia, e 200.000 segundo os sindicatos, saíram nesta quarta-feira às ruas do país para protestar contra este projeto de lei.

Para o primeiro ministro grego, Giorgos Papandreu, a adoção de novas medidas - que enviarão ao desemprego técnico milhares de funcionários, provocarão cortes salariais na função pública, entre outros - é a condição para que a Grécia possa reforçar sua capacidade de negociação no domingo em uma reunião europeia na qual será abordada, em Bruxelas, a crise da dívida soberana na Eurozona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação