Economia

Paralisação da Infraero tem 30% de adesão de funcionários em Brasília

postado em 20/10/2011 12:54
Cerca de 30% dos aeroportuários de Brasília aderiram à paralisação de 48 horas, segundo o diretor do sindicato da categoria, Samuel Santos. A greve foi feita simultaneamente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Na assembleia, realizada durante a manhã, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, os funcionários pediram apoio à população para que o processo de privatização dos três dos maiores aeroportos seja interrompido.

Para Samuel Santos, o que está em jogo com a privatização é a qualidade e a segurança dos jogos durante a Copa de 2014. "Não é justo uma empresa pública, que existe há mais de 38 anos, construída com o dinheiro do povo, ser privatizada apenas para a realização de um evento", disse o representante do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina). Ele ressaltou que a única necessidade na área é a melhoria na gestão e administração dos aeroportos.

[SAIBAMAIS]Um carro de som da Central Única dos Trabalhadores (CUT) permaneceu nesta manhã em frente à plataforma de embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Sindicalistas explicavam os motivos da greve e pediam mais adesão por parte dos funcionários da Infraero e também da população. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também participavam do ato e criticavam a privatização dos terminais.

O plano de contingência para garantir a capacidade de operação dos três terminais durante a greve dos funcionários é mantida. Para isso, a estatal está remanejando funcionários e profissionais do administrativo estão executando outras funções. No entanto, o diretor do sindicato avisou que, caso o governo não dê um posicionamento, a situação deve se complicar nesta sexta-feira, principalmente porque as pessoas que foram remanejadas para atender a demanda em paralisação não estão preparadas para tais funções.

Diálogo aberto
Em nota, divulgada nesta quarta-feira (19/10), a Secretaria-Geral da Presidência da República disse que o governo se manterá aberto ao diálogo com os aeroportuários e reafirmou seu compromisso de que eles não terão nenhum impacto negativo em consequência do processo de concessão. Asseguraram também as condições de trabalho e de organização dos trabalhadores. De acordo com o texto, desde julho, por determinação da presidente Dilma Rousseff, foi constituída pelo Governo Federal uma Mesa de Diálogo com os representantes dos trabalhadores da categoria, visando debater o modelo de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

A reunião de ontem teve a participação do secretário de Aviação Civil, Cleverson Aroeira da Silva; do presidente da Infraero, Gustavo Vale; e do assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo. Representando os aeroportuários participaram o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Francisco Lemos; o secretário-geral da CUT, Quintino Severo; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT), Paulo Estausia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação