Economia

Ministro de Aviação Civil quer parceria público-privada para o setor

postado em 21/05/2012 18:41
São Paulo ; O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, reconheceu nesta segunda-feira (21/5) a necessidade de aperfeiçoamento no setor aeroportuário e destacou a parceria público-privada (PPP) como forma de ampliar a cobertura da aviação brasileira, que atualmente chega a 79% da população brasileira. Bittencourt participou nesta segunda-feira (21/5), do 7; Encontro de Logística e Transporte, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O ministro declarou que os investimentos públicos são fundamentais para que o serviço chegue aonde não há interesse comercial. ;Temos alguns investimentos que, se o setor público não participar de uma forma competente, certamente a matriz logística de todos os modais não será eficiente;, avaliou, considerando todos os meios de transporte. Ele informou que apenas 129 dos 720 aeroportos públicos existentes no Brasil têm voos operados por companhias comerciais. ;É um índice pequeno, tendo em vista que somos um país de proporções continentais;.

Em fevereiro deste ano, passaram para a gestão do setor privado os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Brasília. A agenda de concessões deve continuar com os leilões dos aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e do Galeão, no Rio de Janeiro.

Além dos investimentos em aviação, a Fiesp destacou, durante o evento sobre logística, a necessidade de integração dos meios de transporte para diminuir o custo da produção e desenvolvimento do setor produtivo. ;Um levantamento da Fiesp mostra que as deficiências no setor de logística correspondem a um desperdício de R$ 17 bilhões por ano. Isso onera o custo do produto para o consumidor;, disse o diretor do Departamento de Infraestrutura da entidade, Carlos Cavalcante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação