Economia

Resultado da indústria é marcado pela baixa da indústria automobilística

postado em 31/05/2012 11:48
Rio de Janeiro ; A indústria brasileira fechou o primeiro quadrimestre de 2012 com uma queda de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comportamento da indústria foi fortemente influenciado pela queda da produção de automóveis no país no período.
[SAIBAMAIS]
A produção de veículos automotores (o que inclui carros, caminhões, motos e peças) teve uma redução de 17,9% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Apenas os automóveis tiveram uma queda acumulada de 14,9% entre janeiro e abril deste ano, resultado que se somou à redução de 17,4% na produção do último quadrimestre do ano passado.

Segundo o gerente da pesquisa industrial do IBGE, André Macedo, a indústria como um todo tem mostrado um comportamento mais negativo desde o segundo trimestre do ano passado. ;A maior presença de produtos importados, os níveis de inadimplência maiores, a menor demanda no mercado interno, as dificuldades de colocação de produtos no mercado externo com o agravamento da crise são fatores a serem considerados. Além de setores importantes dentro da atividade industrial como a indústria automobilística atingirem, para esse mês de abril, níveis de estoque bastante elevados;, disse.

Macedo disse que medidas de estímulo ao consumo, como as anunciadas na semana passada pelo governo federal, costumam ter impactos positivos na produção industrial. Mas, segundo ele, ainda não é possível dizer que efeito as últimas medidas, de redução de impostos e estímulo ao crédito, terão na indústria brasileira.

O pesquisador diz que as medidas de estímulo para o consumo de eletrodomésticos da linha branca, anunciadas no final do ano passado, tiveram um impacto positivo. Enquanto no último quadrimestre de 2011, o setor teve queda de 0,3%, no primeiro quadrimestre deste ano, foi registrado um aumento de 9%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação