Economia

Catalunha não pagará entidades sociais por problemas de liquidez

Agência France-Presse
postado em 31/07/2012 12:10
Barcelona - A Generalitat, o governo da Catalunha, não poderá pagar, por falta de liquidez, o salário de julho aos profissionais de asilos, residências de incapacitados e entidades de atendimento a doentes mentais, decisão que se segue ao anúncio de que recorrerá ao fundo estatal de resgate.

Em uma reunião realizada na segunda-feira com o chamado "a mesa do terceiro setor", o ministro de Bem-Estar Social e Família, Josep Lluis Cleries, comunicou a notícia às entidades sociais integradas na Confederação de Associações Empresariais do terceiro setor social de atendimento às pessoas da Catalunha, que reúne cerca de 800 organizações.

A Confederação calculou que cerca de 100 mil profissionais podem ver em perigo o pagamento de seu salário neste mês. Segundo uma pesquisa da Associação Catalã de Recursos Assistenciais (ACRA), 63% de suas entidades associadas não poderão pagar 100% dos salários aos seus funcionários. A Catalunha, uma das regiões mais ricas do país, pedirá ajuda financeira ao governo central pelas fortes tensões de liquidez que suporta há um ano.

[SAIBAMAIS]E a Espanha ainda não apresentou seu orçamento 2013-2014, como acordou com seus sócios da Eurozona, que, por sua vez, decidiram prorrogar até 2014 o prazo para alcançar o objetivo do déficit de 3% do PIB, indicou nesta terça-feira (31/7) uma fonte europeia. "Ainda não o fez", indicou a fonte nesta terça, no mesmo dia em que vence o prazo imposto por Bruxelas para que o governo conservador de Mariano Rajoy apresente um plano com o calendário para corrigir o déficit excessivo espanhol.



"Esperamos que o faça nos próximos dias", disse ao ser interrogado sobre se isto levará consequências para o governo de Rajoy. A entrega deste plano plurianual antes do fim de julho é uma das condições que a Eurozona impôs à Espanha em troca de flexibilizar os prazos para corrigir o déficit público do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação