Economia

Desempenho da indústria em junho indica melhora para o segundo semestre

postado em 31/07/2012 19:20
O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, avaliou que o desempenho da indústria no mês de junho foi positivo e indica uma ligeira melhora.

Para ele, com os resultados alcançados é normal que a indústria espere que haja uma recuperação. ;De qualquer maneira, essa situação de recuperação está muito frágil, mas pode ser um sinal de uma mudança no segundo semestre;.

Segundo os dados divulgados pela entidade nesta terça-feira (31/7), com ajuste sazonal, o nível de atividade industrial do estado teve elevação de 0,7% em junho, na comparação com maio. Sem o ajuste, foi verificada uma queda de 1,4%. Na comparação com junho do ano passado, o nível de atividade da indústria paulista caiu 6,3 %. No acumulado do ano, a queda ficou em 6,4 % ante o mesmo período de 2011. Nos últimos 12 meses, foi registrada queda de 3,8 %.

O levantamento mensal mostrou ainda que, em junho, as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,2%; o total de vendas reais, 0,5%; e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), 0,2%. O Nuci ficou em 80,6, quando em junho do ano passado foi 82,2.

Entre os setores destacados está o de artigos de borracha e plástico, que sofreu queda de 2,6% ante maio, mas cresceu 0,1% na comparação com junho do ano passado. No acumulado do ano, a atividade no setor cresceu 1,8% e no acumulado dos 12 meses, 2,3%.



Já o setor de metalúrgica básica caiu 4,2% em junho comparado a maio. Na comparação com junho de 2011, teve elevação de 2,1%. No acumulado do ano, o setor recuou 1,9% e, nos últimos 12 meses, 1,5%. ;Esses setores estão sentindo o reflexo da queda da indústria automobilística, com a qual ambos estão ligados, pois produzem peças para as montadoras;.

[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisa Sensor feita pela Fiesp, as expectativas dos empresários para o mês de julho estão em 49,6 pontos, o que pode ser considerado equilíbrio na comparação com o registrado no mês anterior, 48,4. O mercado ficou com 52,2 pontos, as vendas com 47,9, emprego com 48,5 e investimentos com 56,3 pontos. O único item que ficou abaixo dos 50 pontos foi estoque, com 43,2.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação