Economia

Barclays designa novo presidente, após manipulações de taxa Libor

Agência France-Presse
postado em 09/08/2012 16:20
Londres - O banco britânico Barclays anunciou nesta quinta-feira (9/8) que o industrial David Walker será seu novo presidente a partir de 1; de novembro, em substituição a Marcus Aigus, que renunciou em julho, após o escândalo das manipulações das taxas interbancárias Libor.

O Libor e o Euribor servem de referência a produtos financeiros e podem impactar diretamente nos empréstimos a particulares e a empresas. Um painel dos bancos fixam essas taxas em função da demanda de empréstimos interbancários.

O escândalo da Libor estourou em 27 de junho, quando o Barclays revelou que pagaria 360 milhões de euros (450 milhões de dólares) para por fim a investigações dos reguladores britânicos e norte-americanos em um caso de manipulação das taxas interbancárias britânicas Libor e europeia Euribor entre 2005 e 2009.[SAIBAMAIS]


A revelação dessas manipulações custou o cargo dos principais dirigentes do segundo maior banco britânico, que foram obrigados a dar explicações ante a Câmara dos Comuns.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação