Economia

Governo Federal anuncia criação de empresa de planejamento e logística

Rosana Hessel
postado em 15/08/2012 10:42
O ministro dos Transportes, Paulo Passos, disse nesta quarta-feira (15/8) que o governo irá criar a Empresa de Planejamento de Logística (EPL), uma nova estatal que ficará responsável por estruturar os planos de investimento nas áreas de mobilidade do Brasil nos próximos anos. "A EPL fará a articulação da cadeia produtiva, integrando rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos", disse o ministro.

A criação da empresa faz parte do pacote de estímulos que o governo está dando para ampliar o investimento público e privado no Brasil, que está em desaceleração por conta da crise econômica mundial. Segundo o ministro, a responsabilidade de estruturar a nova empresa estatal será do ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

[SAIBAMAIS]O executivo estava parado desde que a recondução ao cargo foi barrada pelo Senado, em retaliação às ações do governo com a base governista, no início do ano. No evento, em que apresentou a nova empresa estatal, Paulo Passos disse ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi a primeira iniciativa estruturada para dotar o país de um sistema de transportes adequado após "duas décadas de baixo investimento", disse o ministro.



Ainda não se sabe se Bernardo Figueiredo será o novo presidente da EPL, uma vez que o executivo já havia sido indicado anteriormente para presidir a empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade SA (Etave), que está responsável pela estruturação do trem-bala que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação