Economia

Funcionários públicos são os que mais poupam e se endividam, diz IBGE

postado em 15/09/2012 09:10

As famílias mantidas por servidores públicos estão entre as de maior renda no país. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram também que elas são as que mais gastam e, ainda, as mais endividadas. Na comparação com outras cinco categorias de famílias, as do funcionalismo têm renda e despesas menores apenas que as sustentadas por empregador, ou seja, quem é dono do próprio negócio. Frente aos trabalhadores do setor privado, o orçamento mensal dos empregados públicos é 73% maior, chegando a R$ 4.327,08 em média. Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

As famílias sustentadas por funcionários públicos incluem dois tipos: as que conseguem poupar e as endividadas ; uma situação não exclui necessariamente a outra. Entre as famílias observadas pelo IBGE, são as terceiras a destinar mais recursos para aumento de patrimônio: de todas as despesas dos servidores, em média 5,7% são investidos. As dívidas pesam um pouco menos no cômputo geral: 3,6% das despesas mensais são corroídas por juros. ;Como eles são os de maior renda, consequentemente têm mais recursos para investir e para pegar empréstimos;, explica Júlio Miragaya, economista e diretor de Gestão de Informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Com a estabilidade do emprego público, muitos se empolgam e acabam fazendo dívidas elevadas demais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação