Economia

Catalunha ameaça organizar referendo mesmo sem autorização da Espanha

Agência France-Presse
postado em 26/09/2012 13:00
Madri - O presidente do governo autônomo catalão, o nacionalista Artur Mas, ameaçou nesta quarta-feira (26/9) organizar uma consulta popular sobre a independência da região mesmo que o Executivo de Madri não conceda autorização.

"A consulta tem que acontecer em qualquer caso", afirmou Mas no Parlamento catalão. "Pode ser feita pela via do referendo, porque o governo espanhol a autoriza, melhor. Se o governo espanhol der as costas e não autorizar nenhum tipo de referendo nem de consulta, tem que acontecer do mesmo jeito", afirmou Mas durante a segunda sessão de debates de política geral catalã.

[SAIBAMAIS]Na primeira sessão, Mas, no governo catalão desde dezembro de 2010, anunciou na terça-feira a antecipação das eleições legislativas catalãs ante a recusa de Madri de renegociar um sistema fiscal que os nacionalistas catalães consideram injusto. A antecipação eleitoral foi interpretada como uma tentativa de capitalizar o fervor separatista que cresce na Catalunha, estimulada pela crise econômica e que em 11 de setembro levou mais de um milhão de pessoas às ruas de Barcelona para reclamar a autodeterminação.



Outro presidente regional, o basco Juan José Ibarretxe, fez uma ameaça similar em 2003. Como reação, o governo espanhol, então dirigido pelo conservador José María Aznar, do PP, tipificou a convocação de referendos sem a autorização do Parlamento espanhol como um delito punido com a prisão. O atual governo de Mariano Rajoy, também do PP, goza de maioria absoluta no Congresso dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação