Economia

França aumentará impostos do tabaco e cerveja para reduzir déficit

Agência France-Presse
postado em 01/10/2012 13:01
PARIS - O governo francês anunciou nesta segunda-feira uma série de medidas, que incluem o aumento de impostos sobre tabaco e cerveja, para reduzir o déficit da Previdência Social, como parte de seus esforços para controlar as finanças públicas.

O déficit em caixa da Previdência Social (seguro de saúde e previdência privada) será de 13 bilhões de euros em 2012, de acordo com as últimas estimativas, e o governo quer reduzi-lo para 11,4 bilhões em 2013.

Além de cortes de reembolso para medicamentos e aumento das contribuições dos aposentados (exceto as pensões mais baixas), o governo vai aumentar os impostos sobre o tabaco e a cerveja.

Leia mais notícias de Mundo

O aumento dos impostos sobre a cerveja, o equivalente a cinco centavos por um copo de 25 cl, representará uma arrecadação de cerca de 480 milhões de euros, de acordo com o governo. Os franceses consomem, em média, 30 litros de cerveja por ano, o que faz da França o penúltimo consumidor europeu.

Quanto ao tabaco, cujo preço acaba de registrar um aumento de 6,5%, os impostos reservados para o orçamento da Previdência Social vão aumentar em 1; de julho de 2013, passando de 64,25% do valor do pacote para 64,7% .

Essa medida vai gerar 125 milhões de euros em 2013, novamente de acordo com o governo. O conjunto de impostos representa na França 80% de um maço de cigarros.

No capítulo sobre novos gastos, o governo anunciou um reembolso total da interrupção voluntária da gravidez, já que foi uma das promessas de campanha do presidente François Hollande.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação