Economia

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

Vera Batista
postado em 01/01/2013 08:00
De cada 100 pessoas que entraram na classe C nos últimos 10 anos, 75 são negras e 25 brancas, segundo estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e do Instituto Data Popular. Só os negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012. Sebastião Lourenço Silva, o Lourenço, como gosta de ser chamado, faz parte desse contingente. Em seu atelier em Olhos D;Água, Goiás, fez do ofício de ceramista sua fonte de renda familiar. Tímido, olhar doce, manuseia o barro com tanto vigor e personalidade que dá vida a figuras de cores e expressões fortes. As marcas no rosto e nas mãos revelam que ele passou por muitas dificuldades antes de assumir que seus talento e sensibilidade ímpares valem dinheiro. Precisou suar muito na lavoura.

;Não tive incentivo algum. Ouvia até aqui dentro de casa frases como: ;vamos morar de quê, vamos comer o quê se o dinheiro não entrar?; Hoje, tenho tanta encomenda que passo vergonha quando não dou conta;, orgulha-se. A renda, que era de cerca de dois salários mínimos, aumentou. ;Em datas como Natal e ano- novo, as pessoas aproveitam o extra para enfeitar a casa;. Ainda assim, Lourenço está preocupado. Depende da produção majoritária de peças para jardinagem. Porque vendem mais rápido. Afastou-se do lado artístico, aquele que cria sem intenção de consumo imediato.

[SAIBAMAIS];O professor e historiador Oswaldo Trigueiro disse que meu trabalho é simples, que eu não posso abandonar meu talento.; Ele não se arrepende um minuto do caminho escolhido. ;Deveria ter começado há 20 anos. Acredito no que faço. Veio aqui uma ceramista holandesa. Gostou tanto das saboneteiras que levou uma para tentar fazer igual em sua terra;, salienta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação