Economia

Economia britânica se contrai novamente no último semestre de 2012

Agência France-Presse
postado em 11/01/2013 16:19
Londres - A economia britânica se contraiu no último trimestre de 2012, disse um respeitado instituto econômico independente nesta sexta-feira (11/1), aumentando a possibilidade de o país se encaminhar para uma recessão de "mergulho triplo".

"Nossas estimativas mensais do PIB sugerem que a produção caiu 0,3% nos três meses até dezembro," disse o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social (NIESR, na sigla em inglês).

O NIESR afirmou que a queda do quarto trimestre no PIB se deve, em parte, aos resultados inflados de julho a setembro, quando a economia britânica cresceu 0,9%, com os Jogos Olímpicos de Londres. O instituto observou que as vendas antecipadas dos ingressos para os jogos foram incluídas nos números do terceiro trimestre.



O NIESR disse que a Grã-Bretanha deve registrar crescimento negativo em 2012, em comparação com os 0,9% de 2011. O governo projeta uma contração de 0,1% para 2012.

Se confirmado pelo Escritório Nacional de Estatísticas britânico, a queda do PIB no quarto trimestre de 2012 aumenta a possibilidade de que o país possa entrar em uma recessão de mergulho triplo. Uma recessão é comumente definida como dois trimestres consecutivos de queda da produção.

A Grã-Bretanha entrou na primeira fase de uma recessão de duplo mergulho em 2008, como resultado de uma devastadora crise financeira global que causou uma série de resgates a bancos.

A economia se recuperou no final de 2009, mas não conseguiu atingir uma recuperação convincente e sofreu uma segunda desaceleração no fim de 2011, que durou três trimestres, com o aprofundamento da crise da zona do euro. A alta do PIB no terceiro trimestre de 2012 interrompeu a mais longa recessão de mergulho duplo desde a década de 50.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação