Economia

Deutsche Bank responde a críticas sobre negociações de alimentos

O maior banco britânico tinha sido criticado por decidir retomar as negociações de commodities agrícolas

Agência France-Presse
postado em 21/01/2013 19:02
Frankfurt Am Main - O Deutsche Bank, maior banco britânico, foi criticado nesta segunda-feira (21/1) por causa de uma decisão de retomar as negociações de commodities agrícolas, apesar das práticas serem consideradas culpadas por causar uma alta global dos preços.

O Deusche Bank anunciou no fim de semana que uma equipe especial criada para avaliar a questão concluiu que não havia "evidências empíricas" para apoiar as queixas de que o comércio de commodities agrícolas era culpado pelo aumento ou pela ampla flutuação dos preços dos alimentos.

De fato, o mercado futuro de alimentos pareceu oferecer a agricultores e indústrias de alimentos processados "uma vasta gama de vantagens", argumentou o banco. Por exemplo, ele permite que os produtores se protejam contra flutuações futuras dos preços, disse o Deutsche Bank.

Ele também funciona como um indicador valioso da evolução dos preços, permitindo que os agricultores estimem a demanda futura com mais precisão e se planejem melhor. Os investidores financeiros também impulsionam a liquidez do mercado, argumentou.



"Como resultado, o Deutsche Bank decidiu, pelo interesse de seus clientes, continuar a oferecer instrumentos financeiros sobre as commodities agrícolas," disse.

Tem havido muitos debates na Alemanha recentemente sobre se é ético bancos de investimento lucrarem milhões de dólares com a especulação das commodities agrícolas, enquanto milhares de pessoas estão condenadas a viver e morrer de fome e na pobreza.

A opinião pública tem mudado recentemente e, diante da crescente pressão, o segundo maior banco da Alemanha, o Commerzbank, os bancos regionais LBBW e LBB e os bancos de poupança DekaBank anunciaram, no ano passado, que estão abandonando as negociações das operações agrícolas e deixando de oferecer esses investimentos para seus clientes.

O Deutsche Bank, por outro lado, anunciou em março que estava preparando um novo conjunto de investimento baseados em produtos agrícolas básicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação