Economia

Percepção do brasileiro sobre mercado de trabalho piora em janeiro

Alta sinaliza que pode haver um aumento da taxa de desemprego medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME)

postado em 08/02/2013 11:07
Rio de Janeiro ; A percepção do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho piorou no início deste ano, em relação ao final do ano passado. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 2,7% entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano.

Quanto maior o ICD mais negativa é a percepção do consumidor em relação ao mercado de trabalho. A percepção do brasileiro vinha melhorando desde setembro, com sucessivas quedas do ICD, que acumularam uma redução de 5,1%.



A alta sinaliza que pode haver um aumento da taxa de desemprego medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste início de ano, depois de fechar 2012 com as menores taxas da série histórica, iniciada em 2002, de 4,6% em dezembro e de 5,5% no ano de 2012. A PME de janeiro só será divulgada pelo IBGE no próximo dia 26.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação